Ushuaia

O que fazer em Ushuaia: aprecie sua natureza deslumbrante

Aprenda um pouco mais sobre Ushuaia, a cidade mais austral do planeta. O fim do mundo transborda beleza, aventura e lugares interessantes para visitar.

Embora seu tamanho seja pequeno e sua localização seja longe das grandes cidades, há muito o que fazer em Ushuaia. Está localizado na Argentina, nas margens do Canal de Beagle, um estreito que liga o Oceano Atlântico e o Pacífico.

Ushuaia

Ushuaia era a cidade mais austral do mundo até o Chile e a Argentina concordarem que a pequena cidade chilena de Puerto Williams, com apenas 2.500 habitantes, ocuparia esse lugar. Ushuaia tem quase 60.000 habitantes.

Ushuaia

Seu nome deriva dos yámana (ex-habitantes da região) e significa “porto que olha para o oeste”. Por estar tão perto do Polo Sul, tem poucas horas de luz no inverno e muitas no verão (entre 18 e 19 horas).

Quase cinco séculos se passaram desde que colonos da Europa avistaram colunas ascendentes de fumaça nas margens de um mundo ainda desconhecido. A fumaça veio dos incêndios feitos pelos nativos e foi por isso que os colonos chamaram essa área de “Terra da Fumaça”, que mais tarde chamaríamos de “Terra do Fogo”.

Turismo em Ushuaia, Terra do Fogo

A província da Terra do Fogo é um arquipélago formado por pequenas ilhas e ilhotas. É um território de beleza selvagem e impressionante, cuja cidade mais importante é a cidade de Ushuaia. No passado, essa capital era um local de difícil acesso para os viajantes mais distantes, mas hoje é um lugar que pode ser alcançado de uma maneira ágil e inovadora:

Ushuaia é um destino estratégico que permite que você viaje de avião, em voo direto, às espetaculares geleiras continentais, que lhe permitirão viajar por duas áreas incríveis sem precisar se conectar em Buenos Aires.

É altamente recomendável que você alugue um carro, há muito o que fazer e ver em Ushuaia! Aqui falamos um pouco sobre alguns lugares de sonho para visitar nesta bela cidade.

Lago Escondido, Ushuaia

Uma das excursões que você não pode perder em Ushuaia é o Lago Oculto. Está localizado a 60 quilômetros da cidade, escondido na cordilheira dos Andes, no sopé da passagem de Garibaldi.

Em uma extremidade do lago fica o Petrel Inn, um ponto de partida para caminhadas nas montanhas e pesca esportiva. O Lago Oculto é um lugar incrível para explorar e desfrutar da natureza. Você pode ver paisagens deslumbrantes da montanha, bem como a beleza da água. Nada como uma pausa no sul neste lugar tão puro.

O Farol do Fim do Mundo, Ushuaia

O farol de San Juan de Salvamento, mais conhecido como “farol do fim do mundo”, é o primeiro farol construído nas águas do sul e o mais antigo da Argentina. Embora tenha sido inaugurado onze anos antes, esse farol ficou famoso graças ao romance de Julio Verne, “O Farol do Fim do Mundo”.

A função deste farol era ser um ponto de referência para guiar os navios que estavam entrando em uma viagem ao território antártico desconhecido. O farol que está hoje é a reconstrução dos restos da estrutura antiga que foi corroída ao longo do tempo pelas duras condições climáticas.

Embora existam muito poucos barcos que cheguem à ilhota onde o farol está localizado – devido às condições adversas (vento, maré, frio, etc.) – recomendamos que você pegue um barco e faça a viagem marítima para Isla de los Lobos. Nesta rota, você pode observar o farol perfeitamente e de passagem conhecer os habitantes marinhos do lugar.

Dica do viajante: pegue um casaco e uma bebida quente, você nos agradecerá mais tarde.

Trem do Fim do Mundo, Ushuaia

Se você deseja conhecer o passado de Ushuaia vivendo uma aventura, recomendamos que você visite o Trem do Fim do Mundo. Este passeio de 2 horas (estimado) vai da Estação Fim do Mundo, a 8 km da cidade, até o Parque Nacional Terra do Fogo.

Nesta interessante viagem, você fará a jornada que os prisioneiros de Ushuaia fizeram para trazer lenha para a cidade. Você será levado por uma réplica do trem antigo e poderá observar florestas antigas, rios e a reconstrução de um assentamento indígena, além de fazer uma parada na cachoeira de Macarena. É uma aventura perfeita para conhecer os arredores da cidade e suas belas paisagens.

Parque Nacional Terra do Fogo

Esse parque nacional possui 63 mil hectares e protege a área mais ao sul das florestas que fazem fronteira com o canal de Beagle. As costas deste parque estão localizadas na baía Lapataia, um belo corredor florestal de 6 quilômetros de extensão.

Este parque é outro lugar onde você pode desfrutar de belas paisagens e natureza intocada. Você será capaz de atravessar caminhos montanhosos e contemplar vistas incríveis do Canal de Beagle, bem como suas costas e sua fauna variada. Não se esqueça de levar sua câmera para capturar momentos únicos e lembre-se de que, se você quiser se aventurar nas áreas virgens do parque, é importante que você vá com um guia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *