certificado_de_aptidao_ambiental

10 dicas para tornar sua empresa mais sustentável

A sustentabilidade não está em conflito com a estratégia de negócios. Na verdade, a sociedade começa a exigir que as empresas sejam cada vez mais sustentáveis . Organizações que, além de levar em consideração critérios econômicos, são capazes de focar nos aspectos ambientais e sociais.

Confira agora – Consultoria Ambiental para ter sua Empresa mais Sustentável e amiga do meio Ambiente

certificado_de_aptidao_ambiental

O que são empresas sustentáveis?

As empresas mais sustentáveis ​​são aquelas que se comprometem com o planeta por meio de ações de responsabilidade social corporativa . Planos e objetivos que devem estar alinhados às preocupações da sociedade.

São aqueles que contribuem para o progresso das gerações presentes e futuras, e abordam os problemas sociais e ambientais, aliando a estratégia de negócios às ações sustentáveis .

3 pilares fundamentais na sustentabilidade empresarial

Sustentabilidade pode ser definida como ações que atendem às necessidades das gerações presentes sem comprometer as gerações futuras. Levando isso em consideração, a sustentabilidade do negócio pode ser sustentada por três pilares diferentes:

1. Sustentabilidade econômica : acesso aos recursos econômicos por toda a sociedade.

2. Sustentabilidade ambiental : ações e políticas que protegem o meio ambiente e alcançam um consumo equilibrado de recursos, permitindo sua reposição.

3. Sustentabilidade social : proteção dos direitos humanos universais, incluindo direitos trabalhistas.

10 dicas para alcançar empresas mais sustentáveis

Uma empresa sustentável leva em consideração, entre outros, os seguintes critérios:

1. Economizando papel: o compromisso com o formato digital ajuda a evitar problemas como mudanças climáticas ou desmatamento.

2. Menor consumo de energia: entre as dicas para economizar energia estão medidas como desligar o equipamento quando não estiver em uso, aproveitar melhor a luz solar ou seguir critérios eficientes de ar condicionado.

3. Capacitação ambiental: educar os colaboradores sobre medidas ambientais tem consequências positivas para a empresa e para o planeta.

4. Reciclagem: uma grande quantidade de resíduos é gerada em uma empresa. Portanto, a política de reciclagem é fundamental no caminho para a sustentabilidade.

5. Estratégia do fornecedor: necessidade de escolher fornecedores locais com forte compromisso ambiental.

6. Eco-design do produto: o compromisso com o eco-design abrange todo o processo produtivo e continua até o final da vida útil do produto.

7. Transporte sustentável: gestão de uma frota sustentável, promoção do transporte público ou estabelecimento de sistemas alternativos de viagem ao veículo para os funcionários.

8. Estratégia para o cliente: promover a sustentabilidade entre os clientes pode envolver prêmios por atos de solidariedade ou capacitação ambiental para a sociedade.

9. Medição do impacto ambiental: minimização da pegada ambiental através da promoção de medidas de sustentabilidade.

10. Ações sociais: colaborações externas com empresas com foco no trabalho ambiental

Confira mais conteúdos em nosso site. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Alguma sugestão no que podemos melhorar? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.