5 dicas para escolher tênis

Este é um post para todos, para quem sabe o que procura num  sapato de corrida, para quem corre há anos ou para quem é adepto de um determinado modelo ou marca, encontrou o seu modelo e continua a apostar nele . E para quem correu recentemente ou deu atenção ao calçado. Espero que ajude você.

Lembre-se de que os sapatos não têm vida útil indefinida. Outra coisa é que os reaproveitamos para caminhar, cortar a grama ou ir ao campo, mas a vida útil de um calçado (entendida como vida útil, o tempo durante o qual o calçado manterá sua capacidade de amortecimento e seus benefícios em geral), é estimado em 1000km dependendo do modelo. 

A partir daí começará a perder qualidades e teremos que ter cuidado, pois um sapato gasto pode causar problemas de cabeça devido a uma lesão. Além disso, devemos trocar de calçado pelo menos uma vez por ano, precisamente para garantir que o calçado tenha um desempenho mínimo.

Confira agora os Melhores Tênis Feminino – Conforto e Qualidade em um só lugar

Ao comprar um calçado, prefiro particularmente ir a uma loja física. Não só pelo trato direto com o atendente que pode me aconselhar e esclarecer qualquer dúvida, mas também pela segurança de escolher o tamanho correto do pé, poderei experimentar ½ número superior ou inferior para ter certeza de que estou usando o tamanho correto. 

Também tem a vantagem de ver outros modelos com os quais com certeza minhas expectativas serão atendidas. Pode ser que a compra em uma loja física implique um preço um pouco mais alto do que em sites, mas o conselho e o estoque de material valem a pena.

Antes de comprar sapatos, devemos ser capazes de responder às seguintes questões; Para que atividade eu quero os sapatos? Quais são minhas expectativas para atender? O que procuro no meu sapato?

5 dicas para escolher tênis

1 – Tipo de banda de rodagem

Ao escolher um modelo devemos levar em consideração se somos pronadores, supinadores ou passo neutro. Atualmente no mercado existe uma grande variedade de calçado, pelo que certamente alguns se adequarão às nossas características, contudo devemos saber o que necessitamos. 

Por outro lado, se levamos palmilhas para corrigir a pegada, devemos levá-las à loja para ver como fica no sapato novo. Recomenda-se usar um sapato neutro se usarmos palmilhas.

2 – Objetivos a alcançar com estes sapatos

Dependendo do que queremos, devemos escolher entre modelos da mesma marca. Se quisermos um calçado “off-road”, que nos ajude a treinar, podemos optar por um com amortecimento máximo, mas se o queremos apenas para treinos e competições específicos podemos optar por modelos mais leves. No mercado existem inúmeras combinações de amortecimento de peso dependendo se queremos um calçado misto que funciona para tudo ou se preferimos ter pares específicos para treino e / ou competição.

3 – Bagagem do atleta

Não é a mesma coisa escolher um calçado para um corredor com pé treinado para correr do que para um novo corredor. Na minha opinião, além das tendências atuais da corrida natural, que devem ser introduzidas gradativamente, espera-se que um novo corredor com um pé levemente reativo e instável comece com calçados onde o esteja bem apoiado e que aos poucos com proprioceptivo e exercícios reativos, você pode optar por sapatos mais leves.

4 – Características do calçado

Que se adapta às suas necessidades (peso, estabilidade, altura da sola, caimento, respirabilidade, estrutura ..). Um sapato é um conjunto de características diferentes e devemos valorizá-lo como tal. Em ordem de prioridade, devemos marcar quais qualidades são as mais importantes para nós. 

Se, por exemplo, no meu caso particular, tive problemas com os tendões de Aquiles devido ao contato direto e contínuo do sapato com o tendão em cada passada, tentarei encontrar um sapato um pouco mais baixo do que o normal, ou se eu fico com bolhas Muitas vezes tento encontrar um sapato particularmente respirável, essas são algumas das razões pelas quais decidi trabalhar com minha marca atual.

5 – Preço, conforto e estética

Independentemente de marcas, modas e conselhos, devemos experimentar a sensação de calçar um sapato e nos sentirmos confortáveis. Para mim também é importante ter uns “tênis bacanas” e o preço pode não ser decisivo na escolha se não houver muita diferença entre os modelos, embora se o preço estiver fora do orçamento, você sempre tem a opção de recorrer a modelos das temporadas anteriores.

A escolha do calçado é uma decisão global, embora, sem dúvida, devamos ter clareza sobre as nossas preferências e necessidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.