Melhores dicas de estudo para concursos

Planejar uma rotina de estudos para prestar um concurso público vai além de passar horas exaustivas estudando, é preciso saber quais as melhores dicas de estudo para otimizar seu tempo, tornar a rotina menos cansativa, conseguir um bom rendimento diário e obter ótimos resultados no exame.

Confira a seguir quais as melhores dicas de estudo para concursos públicos.

Dicas importantes para estudar para concursos

Após verificar quais os concursos disponíveis no site de rateio de concursos e se inscrever, é hora de se preparar, reunir as apostilas de cursos, livros e planejar o cronograma diário.

1. Crie um plano de estudo prático

Quando se é concurseiro iniciante é comum gastar mais tempo planejando do que realmente executando esses planos. Planejamento é arte do possível. Portanto, crie um plano que possa ser executado com sucesso.

De nada adianta planejar 12 horas de estudo por dia, se você só consegue ter um bom rendimento durante 6 horas do dia no período da manhã ou da noite. Opte por organizar as horas de estudo, de acordo com o que melhor funciona pra você.

Além disso, dedique um tempo maior aos tópicos mais difíceis e selecione, no máximo, 3 tópicos por dia. Isso ajuda a evitar muita informação, que será desperdiçada e pode confundir a mente, prejudicando o aprendizado e armazenamento da mesma.

2. Use menos livros para teoria

Os alunos têm o hábito de consultar inúmeros livros e apostilas para cada matéria, embora a maioria deles transmita a mesma coisa. Ter muitos livros leva a confusão durante o tempo da revisão e a maioria das suas dúvidas permanecerá sem solução, pois você não conseguirá armazenar a informação necessária.

Opte por escolher as apostilas de acordo com os assuntos mais prováveis do concurso, assista vídeo aulas e faça exercícios.  

3. Leia as perguntas com cuidado

Os examinadores tentam prender os alunos brincando com a pergunta e as opções. Portanto, leia a pergunta com atenção para entender o que é necessário e ver as opções com grande concentração. Cuidado com as perguntas projetadas para ter mais de uma resposta correta.

4. Planeje sua estratégia de exame

Planejar a maneira como você responderá as perguntas é crucial para fazer a prova do concurso público. Você não precisa abordar o documento de perguntas na ordem que o mesmo se encontra.

O importante é saber como otimizar o seu tempo durante a prova. Comece respondendo as questões que acha mais fáceis, pois você responderá em poucos segundos e terá mais tempo para se concentrar nas mais difíceis.

5. Treine sua mente para o exame

Sua mente deve estar preparada para ter um bom desempenho durante um exame. Isso requer consistência por um longo período de tempo. Se você planeja fazer seu exame no espaço de 2 a 3 horas, pratique a resolução de trabalhos ao mesmo tempo para que sua mente seja treinada para ficar super ativa durante esse período.

6. Pratique com provas de concursos dos anos anteriores

A prática de solucionar as perguntas do ano anterior deve ser realizada nos últimos dois meses antes de um exame. Estas são perguntas reais que aparecem e você deve se dedicar a responder para poder comparar suas pontuações. Além disso, tente fazer os testes no mesmo intervalo de tempo do exame final.

7. Use o método de eliminação

Sempre que estiver em dúvida, use o método de eliminação para responder as perguntas, mesmo durante a prática de exercícios quando está estudando. Comece eliminando 2 opções que têm a menor possibilidade de estarem corretas.

8. Aprenda todos os atalhos

Todo concurseiro tem atalhos que eles usam para se preparar para o exame. Seja para lembrar fórmulas ou memorizar gráficos, use atalhos para economizar seu tempo. Existem alguns atalhos padrão nos quais você pode usar, mas criar o seu também não faria nada mal.

9. Mantenha-se fisicamente e mentalmente equilibrado

Manter você e sua mente saudáveis ​​é bastante negligenciado durante a preparação para prova do concurso, mas pode ter efeitos adversos no resultado final. Exercite-se diariamente e durma bem, para que sua mente e corpo estejam descansados para os estudos e quando você estiver fazendo o exame.

10. Prática, Prática, Prática.

Finalmente, não há substituto para a prática. 70% da preparação para o exame é prática. Use esse tempo de estudo com muita eficiência, tente economizar tempo e melhorar a precisão ao praticar os simulados que possuem o mesmo padrão que a prova do concurso público que deseja prestar.

Além disso, se reúna com um grupo de estudos para esclarecer dúvidas, apresentar os assuntos que têm estudado e praticar, pois quando você explica para outra pessoa o que aprendeu, o conteúdo é armazenado e compreendido por seu cérebro, da melhor forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *