Como Escolher uma Raquete

A raquete é o instrumento mais relevante para desenvolver seu jogo, desde que você esteja usando a correta, para isso daremos algumas dicas para jogadores intermediários.

• Deve ser composto de grafite em sua maior porcentagem, então pode ter fibra de vidro, kevlar, boro, titânio.
• Ser construído em uma única peça, de modo que vibre o menos possível.
• Peso aproximado de 280 gramas a 310 gramas.
• Seu equilíbrio balança a 32cm ou 33cm do punho.
• Deve ter uma rigidez intermediária.
• Anel Midplus com cerca de 100 cm2.

Dureza da estrutura dependendo do material

Existem 3 tipos de dureza RÍGIDA / MÉDIA / FLEXÍVEL.
Quanto mais trançado o grafite e quanto maior a porcentagem que contém, mais rígida será a raquete, pois obteremos mais potência. À medida que a porcentagem de grafite diminui e o entrançamento das fibras fica mais aberto, sua moldura ficará mais flexível, então ela vai se soltar menos e você terá mais controle.
Com uma moldura composta de grafite e kevlar ou titânio ou fibra de vidro, obtemos uma dureza intermediária.

Veja também – Como Escolher sua Raquete de Beach Tennis

Perfis de raquete:

Existem literalmente 3 tipos de perfis de raquete:

Elíptica : é a mais larga e a mais rígida devido à sua espessura, com esta moldura ganhamos mais potência, é a que mais salta. Exemplos: Babolat nano tubo, Wilson k um, Head besta 6, Prince Ozone um.

Retangular : é o perfil mais fino e o de maior flexibilidade, atira menos e nos dá maior controle nos golpes. Exemplos Wilson sixone tour 90, Head microgel prestige, Yonex Rdis 100, babolat pure storm tour.

Aerodinâmico : este perfil é aquele com atrito de ar, com isso consegue-se um jogo mais rápido, a rigidez deste quadro é intermediária, isso nos dá potência e controle ao mesmo tempo. Exemplos: Wilson k obra, Babolat aero drive, prince speed port white.

Escolha da raquete de acordo com o nível e estilo do jogador

Um jogador iniciante ou intermediário que joga com topspin deve usar uma raquete média ou rígida de perfil elíptico ou aerodinâmico, com equilíbrio equilibrado com queda em direção à cabeça, peso não deve ultrapassar 310 gramas, o tamanho do anel vai oscilar de 100 até 110 centímetros quadrados (médio ou grande), pois é para quem tem balanço de moderado a curto.

Para um jogador intermediário ou avançado que joga com topspin ou plana, uma raquete média ou flexível é conveniente, seu perfil deve ser retangular ou aerodinâmico, seu equilíbrio com queda em direção ao punho, seu peso 300 gramas ou mais e o anel não deve exceder 100 cm2 (médio ou médio), pois é para jogadores que têm um swing relativamente longo e rápido

Como saber o tamanho do punho a usar

Existem dois tipos de marcações que são especificadas em cada raquete, uma é o inteiro denominado Europeia (0,1, 2, 3, 4, 5) e a outra é em fração denominada Americana (4, 4 1/8, 4 1 / 4, 4 3/8 4 1/2 4 5/8).
O mais aconselhável para uma mulher ou homem que tem uma mão pequena é o número 2 ou 4 ¼, uma mão de tamanho médio seria para uma empunhadura de 3 ou 4 3/8, e se a mão for maior será melhor usar uma 4 garras ou 4 ½.
Outra forma de saber o tamanho é segurar a raquete e ter cuidado para que as pontas dos dedos não toquem na palma da mão, deve haver uma separação de um centímetro. ou um dedo aproximadamente. Com a escolha correta do cabo obteremos melhor pegada, maior potência e precisão nos golpes.

Confira mais conteúdos em nosso site. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Alguma sugestão no que podemos melhorar? Deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.