psicologo_online

PSICOTERAPIA ONLINE – A TERAPIA ONLINE É EFICAZ?

Atualmente todos vivemos rodeados de novas tecnologias, por isso os dispositivos eletrônicos em conjunto com a internet já são parte essencial de nossas vidas. Assim, com o passar do tempo, passamos a utilizar novos meios de comunicação de forma mais prática e imediata, principalmente por meio de chats e videoconferências e, portanto, a psicoterapia online é uma alternativa muito boa para fazer terapia psicológica.

psicologo_online

Por que terapia online?

Como não poderia deixar de ser, essas mudanças também contribuíram para o campo da psicologia, abrindo novas possibilidades de poder realizar um processo completo de psicoterapia online em condições quase iguais às presenciais. Assim que descobrimos essa possibilidade de acesso à terapia psicológica, a primeira questão sobre a terapia online que surge para tomar uma decisão:


Para descobrir a resposta, vamos ver alguns esclarecimentos sobre o desenvolvimento da terapia online , bem como oferecer vantagens vinculadas a essa modalidade.

Assim como na terapia presencial, na Terapia Online você será atendido por um psicólogo especializado, que oferece o mesmo atendimento presencial e / ou online, portanto, equipado para se adaptar às duas modalidades de psicoterapia e assim garantir equidade e sucesso terapêutico .

Psicoterapia online é feita por meio de uma videoconferência. A importância de fazer as sessões desta forma é poder comunicar em tempo real e, graças ao uso do microfone e da webcam, poder ter uma comunicação verbal e não verbal que ajude a estabelecer um vínculo saudável e produtivo entre paciente e terapeuta. Por ter a possibilidade de utilizar essas ferramentas na psicoterapia online , minimizamos as diferenças que podem surgir com a terapia face a face, por sermos capazes de ouvir, comunicar e ver a mesma coisa com precisão.

A estrutura da terapia online é exatamente o mesmo que terapia cara a cara. O procedimento de avaliação, definição de metas, tratamento e finalização da terapia são os mesmos para as duas modalidades, podendo-se concluir que a única diferença entre essas duas formas de fazer terapia é o meio pelo qual ela é realizada, seja presencial ou presencial. virtual para cada caso.
 

A psicoterapia online é eficaz?


Para que tipo de pessoas a terapia online é recomendada?


Terapia ou psicoterapia online é recomendada para todos os tipos de pessoas. Você não precisa atender a nenhum requisito específico para solicitar e realizar seu processo de psicoterapia por meio do meio virtual. Também é verdade que existem condições e / ou perfis pessoais que dificultam o atendimento presencial à terapia.
 
Para que tipos de pessoas, de acordo com seu perfil e / ou condições, a psicoterapia online é altamente recomendada?

Na verdade, para quem tem algum tipo de impedimento para comparecer pessoalmente. Entre os perfis mais comuns podemos encontrar:

Pessoas que viajam com frequência e não podem se comprometer com a continuidade face a face. Nestes casos, a terapia online oferece a oportunidade de realizar as sessões de qualquer lugar do mundo.

Pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade física (temporária ou permanente) e acham mais confortável não ter que se deslocar a um determinado local para receber suporte terapêutico.

Pessoas que manifestam alguma dificuldade ou distúrbio de origem psicológica e isso os impede de sair de casa, ter que se deslocar ou manter contato direto com outras pessoas. Alguns dos problemas mais comuns que surgem nesses casos são agorafobia ou transtorno social. Devido à flexibilidade oferecida pela terapia online , existe a possibilidade de iniciar o tratamento a partir de casa online e ao longo do processo, pois os medos relacionados aos problemas psicológicos presentes são superados, mudam de modalidade e continuam presencial. como parte da terapia e do progresso do paciente, se desejado.

Outro perfil muito comum na terapia online ocorre em pessoas que vivem fora de seu próprio país temporária e / ou permanentemente. Muitas pessoas que residem no exterior, diante da necessidade de consultar um psicólogo, preferem fazê-lo seja em sua língua materna, ou simplesmente com alguém que conheça os costumes e modos de ser típicos de determinada nação.

Por fim, esta modalidade de psicoterapia online é altamente recomendada para trabalhadores com uma agenda muito completa e dificuldades de tempo e horários para viajar para receber tratamento. Nestes casos e graças à maior flexibilidade de horários, seria possível realizar as sessões antes, depois e até durante a jornada de trabalho nos intervalos. Dessa forma, as pessoas não perdem tempo em movimento e têm mais tempo para si mesmas.

Tendo visto as variedades de condições e perfis pessoais que podem desfrutar desta modalidade de terapia online pela internet, vamos ver algumas das vantagens mais importantes da psicoterapia online.


A seguir, vamos detalhar 5 das VANTAGENS da terapia online:
 

Economizando dinheiro.

Por não ter que se deslocar semanalmente a um local específico para realizar as sessões, podemos economizar no custo do transporte e se formos em transporte particular, podemos economizar nas despesas relacionadas ao estacionamento do veículo.

Economizando tempo com terapia online.

Da mesma forma, por não precisar fazer uma viagem semanal e poder realizar a sessão de qualquer lugar, não perdemos tempo indo para a consulta. Tendo os meios necessários para realizar a sessão, temos a liberdade de fazê-la do lugar mais cômodo para nós.

Livre escolha do psicólogo online.

Por não ter que interagir diretamente com o psicólogo, temos a possibilidade de escolher entre um leque maior de profissionais sem nos limitarmos a um local específico. Assim podemos pesquisar e escolher o profissional que consideramos mais adequado ao nosso perfil e que melhor nos pode ajudar.
 

Maior senso de intimidade.

Por ter a possibilidade de realizar as sessões online a partir de casa, é provável que, principalmente num primeiro momento, nos sintamos mais confortáveis ​​em nossa casa.

Horário flexível.

Com todas as características expostas, fica claro que o paciente pode contar com mais agilidade e facilidade de tempo para realizar psicoterapia online , podendo assim conciliar melhor sua vida pessoal, familiar e profissional.
 
Por fim, gostaria de apresentar os REQUISITOS que são necessários para poder optar pela modalidade virtual de terapia online ou internet.

A única coisa de que precisamos tanto de terapeutas quanto de pacientes online é:

Um computador e / ou dispositivo móvel com conexão estável à Internet e que possua áudio e câmera.

E dentro do aparelho, um aplicativo ou plataforma para realizar as sessões (comum é acordado com o psicoterapeuta online).

Um espaço privado para ambos que não se presta a interrupções, nem que outros possam ouvir a conversa.

Espero que com todas as informações oferecidas sobre as múltiplas possibilidades e vantagens da terapia e da psicoterapia online, eu tenha podido dirimir todas as possíveis dúvidas sobre o seu desenvolvimento e eficácia, e encorajar mais pessoas a escolhê-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *