10 dicas para aprender a falar inglês

Se você realmente quer saber como falar inglês, deve ter em mente que aprender a falar inglês não é rápido, principalmente se você escolher métodos pouco intuitivos ou baseados na gramática. Para aumentar sua fluência e melhorar sua fala em um bom ritmo, compilamos esta série de dicas que esperamos que sejam úteis para você.

Confira agora: Curso ielts são paulo – Sua Aprovação está aqui

Como aprender a falar inglês? Primeira dica: não fale

Aprender a falar inglês não é algo que se consegue da noite para o dia. Esqueça Neo na Matriz, que se conectou a um computador para acordar dizendo “Eu conheço Kung-fu”. Eu queria que fosse assim tão fácil. Pense que uma criança ouve falar desde o nascimento e leva anos para proferir palavras inteligíveis e ainda demora mais para pronunciar frases. 

Ao contrário do que se pensa, um adulto adquire línguas mais rapidamente do que uma criança (porque já fala uma ou mais) mas, ainda assim, é necessário dedicar tempo a ouvir a língua. Falar sem ouvir é construir a casa no telhado, é como se você fosse fazer uma maratona sem ter corrido na vida.

Se o seu nível está muito baixo, não fale! Quando você fala, está se ouvindo emitindo os sons errados e causando um “desaprendizado” em seu cérebro. LISTENS. Para melhorar a fala, você tem que ouvir primeiro. Você vai ver como, progressivamente, vai falar melhor, porque é assim que nosso cérebro funciona. Ao atingir um nível médio ou médio-alto, você pode começar a falar pelos cotovelos!

Para saber falar inglês o fundamental é ouvir

Dizem que temos dois ouvidos e uma boca para ouvir o dobro do que falamos. Este provérbio também pode ser aplicado para aprender a falar inglês. O segredo para fazer isso é passar meses ouvindo e entendendo o que você ouve. 

Ao capturar sons e traduzi-los em significados, os aprendemos inconscientemente. Obviamente, não vale a pena ouvir nada. Se você não souber inglês e assistir à BBC, não vai melhorar. Você deve procurar conteúdo adequado ao seu nível e, a princípio, pode precisar se apoiar em algum tipo de transcrição.

Além disso, devem ser temas interessantes. Se você não costuma ler a imprensa, assistir às notícias em inglês não vai te ajudar porque vai te entediar. E se isso o aborrece, deixa de motivá-lo e há uma chance maior de você gastar menos tempo nisso todas as vezes, se o fizer. Por isso recomendamos que você escute podcasts ou vídeos relacionados ao assunto de seu interesse.

Como aprender a falar inglês sem estudar: treine seu ouvido

Já sabemos que esse silêncio para aprender a falar inglês soa estranho. Vamos por pontos. Lembre-se que falar uma língua traz muitos conhecimentos ao mesmo tempo (vocabulário, gramática, fonética e sintaxe) e tudo isso em frações de segundo. É um processo praticamente impossível de ser realizado de forma consciente e baseada na memorização, portanto, o estudo pode complicá-lo. 

É por isso que você deve ouvir antes qu e conversa . E cuidado, nós não dizemos isso. Autoridades como Paul Seligson ou Stephen Krashen dizem isso .

Como aprender a falar inglês? Passo a passo

Dê cinco minutos por dia , apenas o suficiente para que não interfira com suas obrigações e não o sobrecarregue. Por exemplo, você pode propor aprender quatro palavras em inglês todas as manhãs. Sem listas longas de vocabulário, apenas cinco palavras que você deve repetir ao longo do dia como um mantra. Parece muito pouco, mas há 28 palavras por semana e depois elas se somam. O importante é a constância.

Você sempre pode levar 5 minutos. Além disso, está comprovado que nosso cérebro treina melhor em curtos períodos. Em vez de estudar por horas e horas com tédio e frustração, alguns minutos por dia com boa atenção e um tempo divertido e estimulante são melhores. 

Crie um hábito diário e comece por 5 minutos assistindo a vídeos curtos em inglês ou ouvindo contos. O bom é que você pode fazer no café da manhã, cozinhar, praticar esportes ou simplesmente relaxar no sofá.

Na BrainLang, temos milhares de vídeos curtos em inglês onde você pode consumir histórias fáceis que o ajudarão a integrar o idioma ao seu dia-a-dia de uma forma divertida.

Aproveite o seu melhor momento para aprender a falar inglês

Você pode otimizar o desempenho do seu cérebro, agrupando as atividades de acordo com o seu ritmo e gastando bem a sua energia. Assim como há “pássaros da manhã” que tomam café e comem o mundo, também há “corujas” que têm melhor desempenho noturno. 

Dependendo do seu ritmo vital, você pode atribuir o seu tempo de maior concentração às tarefas principais ou importantes e reservar os momentos de menor concentração para as tarefas secundárias e auxiliares. Desta forma, você obterá muito mais aprendendo inglês.

Estressar-se! Como aprender a falar inglês sem estresse

Queremos que você aprenda, mas sem ter um ataque cardíaco. Se você não gosta, não vale a pena. Você não precisa se sentir oprimido. Esqueça a pressão de entender tudo na primeira vez e concentre-se ao máximo. O importante é começar entendendo algumas mensagens, como quando você era pequeno. Como na sua língua materna, o contexto e a prática o ajudarão a entender cada vez mais.

Além disso, está comprovado cientificamente que o que se aprende em um ambiente descontraído, natural e agradável, fica mais na memória. É assim que a teoria de aquisição de linguagem explica e é assim que na BrainLang criamos a metodologia Visual Listening que revoluciona a forma de aprender inglês. Se isso for do seu interesse, experimente a opção « Ouvir e relaxar «.

Redes sociais são suas amigas

Você é viciado em Instagram, Facebook ou Twitter? Aproveite! Comece a seguir contas de mídia social que você gosta em inglês. Cantores, influenciadores, mídia, revistas, marcas. Vale tudo, embora seja preferível que sejam tópicos de que goste, pois compreenderá mais ao ouvir tópicos que já controla.

O facto de partilharem todos os dias vídeos ou fotos com pequenos textos é óptimo para si, porque o contexto irá ajudá-lo a compreendê-lo, irá demorar muito pouco tempo e sobretudo irá fazê-lo descontraído, no seu tempo livre.

Escolha o conteúdo adaptado ao seu nível

Não suba na videira. Por mais que você tenha melhorado em inglês, não vai te ajudar se você enlouquecer. É ótimo ouvir música ou assistir séries e filmes em inglês, mas você tem que fazer isso direito. Game of Thrones irá prendê-lo, mas se seu nível não for avançado, o que fará é assustá-lo. 

Por isso, procure algo entre dois terrenos, algo que não seja enfadonho porque é muito fácil e não o enlouquece porque não entende absolutamente nada. É por isso que na Brainlang nos preocupamos em encontrar o equilíbrio perfeito, com histórias adaptadas ao seu nível.

Pratique falar  em inglês: supere sua timidez

Agora sim. Aprender a falar inglês é um processo contínuo. Uma vez que o idioma é adquirido, mantê-lo e aprimorá-lo é uma questão de prática. Porém, se antes o inimigo tinha pressa, agora é vergonha. Sua pronúncia pode não ser perfeita, você pode ficar preso se parar para pensar, você pode se sentir estúpido por acreditar que todo mundo está rindo de você pensando que você não fala inglês.

Para tentar melhorar sua fala em inglês, a única coisa importante é que você seja capaz de se comunicar . Tente esquecer a ideia de que os outros estão julgando você (porque eles não estão) e concentre-se exclusivamente em tentar se comunicar com calma.

Com vergonha você não come nem almoça. Você não perde nada e quando esse momento acabar será muito mais fácil seguir em frente, pois terá mais confiança e segurança. Tom Cruise já disse isso em O Último Samurai; “ Não pense.” Preste atenção nele. Sugerimos que você vá a um intercâmbio de idiomas em um pub. Lá você pode conversar com pessoas do mesmo nível e é muito mais fácil, barato e divertido do que as aulas de inglês.

Como aprender a falar inglês: o momento “ahá”

Seguindo essas dicas, chegará o dia em que palavras e frases se formarão. A chave para aprender a falar inglês é ter sido exposto a estímulos ou entradas suficientes antes. Você não notará um  clique em seu cérebro ou algo parecido. Simplesmente, uma situação espontânea permitirá que você se solte e seu conhecimento permitirá que você o faça. 

Você pode não falar perfeitamente, mas daqui em diante, seu progresso será incrivelmente rápido, contanto que continue a ouvir e praticar o inglês com frequência.

Aprenda inglês com histórias interessantes

Na BrainLang, sabemos muito bem o que é preciso para aprender a falar inglês e também sabemos que às vezes é difícil encontrar material para praticar a escuta. É por isso que criamos milhares de conteúdos de todos os tópicos e níveis para que você possa encontrar seus áudios e vídeos para aprender inglês. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.