A Carteira de trabalho digital já está valendo?

A Carteira de Trabalho Digital é um documento que já está valendo, sendo totalmente eletrônica e que substitui o documento físico, podendo ser ativada rapidamente. Todos os trabalhadores brasileiros já podem usar esse documento, sendo que mesmo quem ainda não tinha a Carteira no modelo físico, agora pode solicitar a Carteira em modo digital, de uma forma bem prática e rápida.

Quem optar por continuar com a Carteira de trabalho física, também pode continuar exercendo a sua mostra em postos de trabalho por todo o país. Veja mais na leitura sobre o que basicamente muda tanto para o trabalhador como também para o empregador.

Como ficam as anotações a partir de agora na Carteira de Trabalho?

Todas as anotações passarão a deixar de serem feitas no Caderninho Azul, passando a ser realizadas de forma eletrônica. As empresas que já estavam no sistema e-social, já estão atualizadas nesse sistema que passou a ser integrado.

São duas maneiras que valem para que o trabalhador possa ter acesso as suas anotações. Uma delas é através do ambiente digital do Governo Federal, além das versões que estão disponíveis tanto em Android como para IOS.

Como irá ocorrer o registro de vínculo empregatício através da Carteira de Trabalho Digital?

Se a Carteira for emitida no formato digital, apenas será necessário que o empregado apresente o mesmo número para a empresa que irá contratá-lo dar entrada no sistema e-social. O número da Carteira antiga para quem já possuía, segue do mesmo jeito.

Isso tem como missão desburocratizar, o que facilita e muito o processo de otimização. Não há mais a necessidade do trabalhador apresentar o documento físico, que agora estarão disponíveis no processo eletrônico, podendo ser conferidas a qualquer momento pelo empregado.

Todos os brasileiros que já possuam um CPF podem emitir o documento. Porém no entanto, é preciso fazer uma consulta prévia e habilitar no sistema do Ministério do Trabalho.

Passo a passo de como acessar a Carteira de Trabalho Digital?

O primeiro passo é para que você acesse o site do Ministério do Trabalho na Internet, clicando na opção de cadastro e assim definindo o seu login e senha de acesso. O cadastro é bem simples, em um formato de formulário que irá requisitar alguns de seus dados, como o CPF.

Para que você tenha acesso ao seu documento de forma remota, você vai precisar baixar o aplicativo na Play Store ou Apple Store. Pronto, agora você não precisa mais se preocupar, sua Carteira de Trabalho está disponível em qualquer lugar.

O Documento de papel vai deixar de ser emitido?

Como já frisamos anteriormente, o documento de papel irá continuar a ser emitido normalmente. Caso um trabalhador não tenha interesse em migrar para o sistema digital, não haverá nenhum problema.

Porém a maior parte das empresas já disse que por questão de tempo e praticidade, além de menores custos, pretendem fazer com que as carteiras sejam feitas de forma digital.

Outro detalhe interessante, agora para quem vai ir para a Carteira Digital: Não jogue fora a sua Carteira de Trabalho antiga, sempre poderá precisar eventualmente. E continuará tendo a sua validade.

O que mais beneficiará ambas as partes?

O Brasileiro vai se adaptando a ter documentos de forma eletrônica, assim como já acontecia no caso do Título de Eleitor. Tanto para o colaborador como ao empregador, traz mais facilidade de ter todos os dados em mãos para as análises de ambas as partes e também para novos registros caso necessário.

As novas tecnologias adaptadas dentro da Legislação, tem mudado as formas e relações de trabalho de forma positiva.

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