colica_de_bebe

Razões para não deixar o bebê chorar

Um bebê chora: é a sua maneira de dizer que está com muita fome, que está molhado, que precisa de um abraço, enfim, que algo está errado. Mesmo que isso seja normal, não é necessariamente um motivo para deixá-lo chorar. 

Aqui estão 5 bons motivos para colocar em todas as mãos … e para desenhar quando a madrasta nos disser que faremos um capricho se o bajularmos! E não se esqueça das chupetas.

1. NÃO, NÃO O DEIXE CHORANDO

Uma lenda urbana diz que, ao deixar seu bebê chorar, isso lhe dá “os pulmões”. Pesquisas no final da década de 1970 mostram que deixá-lo chorar aumenta perigosamente sua frequência cardíaca e reduz os níveis de oxigênio no sangue. 

Pior: sem uma resposta dos pais, o cérebro de nosso filho é invadido pelo cortisol, o hormônio do estresse, onde um abraço reconfortante, em vez disso, produz uma onda de oxitocina, o hormônio da felicidade.

colica_de_bebe

2. RESPONDER AO SEU CHORO O TRANQUILIZA

Melhor: isso o impedirá de ser um adulto angustiado mais tarde. Sim, apenas isso. Por um momento, imagine ligar para nossos pais porque não estamos indo bem. 

Choramos, choramos, mas ninguém vem. Dia após dia, com o passar do tempo, acabamos calando a boca e dizendo a nós mesmos que não podemos contar com nossos pais … Não responder ao choro leva a um verdadeiro sofrimento psicológico e fisiológico.

3. “NÃO DEIXAMOS BEBÊ EM UM CANTO”

Podemos transpor a situação com um adulto: iríamos deixar nosso melhor amigo chorar sozinho e triste em um canto? Sério ? Então, por que fazer isso com nosso bebê? Mesmo que às vezes (frequentemente?) Chorar seja difícil de suportar, os bebês não conseguem se acalmar sozinhos … Eles precisam de nós!

4. TRANQUILIZE-O AGORA, O TORNARÁ INDEPENDENTE MAIS TARDE 

Um bebê que chora e encontra conforto nos braços dos pais não se torna como se poderia pensar um valentão ou manipulador. Não, isso o tornará mais … independente! Tranquilizado e seguro do ponto de vista emocional, ele estará mais seguro de si para enfrentar a vida.

5. DÊ A ELE O DIREITO DE EXPRESSAR SUAS EMOÇÕES

Parar o choro do bebê, além de aliviar nossos ouvidos, não é muito benéfico. Quando o pegamos nos braços para responder às suas lágrimas, ele pode, no entanto, continuar a chorar: então, ele precisa expressar um pouco mais a sua emoção e que seja totalmente acolhido. 

Além disso, não é bom chorar muito mesmo quando você é adulto? Portanto, não se preocupe. E paciência: um bebê que teve a mãe antes de 1 ano chorará menos que os outros dessa idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.