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Certidão Negativa INSS: entenda como funciona!

Entenda aqui quais são os benefícios que você obtém com a certidão negativa do INSS, além de aprender na prática de como fazer o procedimento online, rápido e de forma gratuita.

Prestação de contas com o Governo

A prestação de contas com o Governo nem sempre é fácil. O primeiro passo que você precisa é reunir todos os comprovantes para a sua solicitação, porém sabemos que os descuidos com os documentos podem atrapalhar ainda mais o processo para tirar a sua certidão negativa INSS.

Para que você entenda da importância da certidão negativa, esse é um dos documentos que irão comprovar que você está em dia com o sistema previdenciário brasileiro.

O que é a Certidão negativa do INSS

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O Certificado de quitação do INSS é um documento emitido pela Receita Federal, o mesmo comprovando que o requerente não tem nenhuma pendencia e que pode sim receber os benefícios previdenciários que hoje constam no pacote do Governo Federal. Para alguns o documento é conhecido como CND, ou seja uma certidão negativa de débito.

Quem pode requerer a certidão negativa do INSS

Tanto as pessoas físicas como jurídicas podem registrar a certidão negativa, apresentando apenas o seu CPF como também no CNPJ. Lembrando que a emissão somente será feita após o sistema identificar que o seu CPF ou CNPJ está em conforme e sem nenhuma pendencia.

Para que serve a Certidão negativa do INSS?

Alguns processos tem a obrigatoriedade da apresentação da certidão negativa. Nesse sentido, as Certidões mais comuns são a Certidão Negativa do FGTS e a Certidão Negativa do INSS. Um deles é a entrada para a documentação do benefício da aposentadoria, além da revalidação do registro de imóveis e a indenização de uma quantia pelo INSS. A Certidão Negativa também pode ser requerida para abrir uma conta em banco.

Para quem decidir participar de uma concorrência pública, não tem como conseguir a sua inscrição sem que apresente este comprovante. Quem é microempreendedor individual também precisa apresentar este documento para ter a sua solicitação aceita. É muito comum que a certidão negativa também seja solicitado para uma pessoa jurídica.

Entenda o Controle e Gestão de qualidade

As palavras controle e gestão tem alguns significados muito similares, sendo que a qualidade certifica a consciência, que acompanha todos os processos de construção e que garante todos os produtos e requisitos do mercado. A gestão da qualidade é o alinhamento e padronização dos processos da empresa, a fim de garantir qualidade.

Relacionando essa explicação com a certidão negativa, a gestão é o controle da qualidade e que visa garantir a regularidade, acompanhando os pagamentos e identificando se houve alguma falha. O controle final existe justamente para identificar se houve algum erro, garantindo a veracidade dos pagamentos no final.

Passo a passo para a emissão da Certidão negativa INSS

A Emissão da certidão é feita online. Além de fácil e rápida, o seu processo é totalmente gratuito. Depois de emitida, você poderá imprimir uma versão da sua CND.

  • Solicitação para uma pessoa física: O primeiro passo é fazer o seu acesso no site da Receita Federal, informando o seu CPF. Será solicitado os caracteres para evitar uma fraude. Clique em consultar o seu CPF e depois apenas espere pela conclusão. Pronto, agora é apenas imprimir a sua CND.
  • Solicitação para pessoa jurídica: Acesse o site da Receita Federal e informe o seu CNPJ. Digite os caracteres de segurança eletrônica a fim de evitar uma fraude. Clique no campo de consulta para verificar a validade do seu CNPJ e após isso basta imprimir a sua certidão negativa INSS.

Você gostou do artigo e de nossas explicações? Deixe aqui o seu comentário e se você já utilizou este documento alguma vez para o requerimento de algum benefício.

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