Celulite: compreender e combater esse fenômeno

O verão está chegando em alguns meses e é hora de lançarmos a operação “meu corpo de sonho“. O maior problema na placa: aquela celulite persistente . Não entre em pânico, vamos explicar o que é casca de laranja e como se livrar dela!

Citrus Aurantium, ou laranja-amarga, estimula a perda de peso através da lipólise e termogênese, aumentando a performance física e suprimindo o apetite, melhor forma de emagrecer sem ficar com celulite.

O que é celulite?

A celulite é uma doença da pele que afeta até 80% das mulheres no período pós-puberdade. A celulite é diferente da obesidade generalizada. Na verdade, a celulite é caracterizada por grandes adipócitos metabolicamente estáveis ​​que se limitam às áreas inferiores do corpo, coxas, nádegas e estômago. É também conhecida pelo nome muito científico de ”  paniculopatia fibroesclerótica edematosa “, mas em geral é conhecida como ”  casca de laranja  “.

Nossa pele é composta por 3 camadas, epiderme, derme e hipoderme. É na hipoderme que as células de gordura se alojam. É quando essas reservas ficam sobrecarregadas que a superfície da pele fica com esse aspecto irregular que chamamos de celulite.

Identifique o seu tipo de celulite

Embora do ponto de vista visual a celulite seja celulite, existem vários tipos :

  • celulite aquosa : este tipo de celulite é frequentemente encontrado em pessoas bastante magras. Está principalmente ligada à retenção de água e má circulação.
  • celulite adiposa : ao contrário da primeira, essa celulite é muitas vezes o resultado do excesso de peso devido a uma dieta muito rica em gorduras e hidratos de carbono que provoca o seu armazenamento excessivo.
  • Quanto à celulite fibrosa , muitas vezes está presente há muito tempo. Pode assumir um aspecto arroxeado e é muito difícil de reduzir. Isso ocorre porque as células de gordura são geralmente células aprisionadas em fibras de colágeno endurecidas pela glicose. 

O último tipo é a celulite mista que mistura todos os tipos apresentados acima.

Fatores agravantes da celulite

Certamente, a celulite é um fenômeno natural, mas são muitos os fatores que estão em grande parte na sua ocorrência.

Desordens hormonais

Os distúrbios hormonais favorecem o aparecimento da celulite (puberdade, ciclos menstruais, gravidez, tratamentos). Na verdade, o estrogênio é frequentemente responsável pela superprodução de adipócitos .

O papel da comida

Uma dieta desequilibrada também promove o excesso de reservas de gordura no corpo. Comer muito salgadomuito doce ou muito gordo expõe mais facilmente ao aparecimento de celulite.

A circulação

Outro fator importante é o tráfego. De fato, usar roupas muito justas , não fazer atividade física regular, tomar banho quente ou ficar muito tempo sentado dificulta a fluidez da circulação dos fluxos venoso e linfático, o que acarreta a produção adicional de hormônio e, portanto, celulite. Tenha cuidado, fumar também perturba a circulação sanguínea .

Os efeitos do estresse

Por fim, o estresse também é um fator agravante. O estresse desempenha um papel muito importante no nosso corpo, está na origem de muitos distúrbios , por isso controlá-lo se tornou essencial.

Na verdade, o estresse promove a secreção de um hormônio, o cortisol , que acelera o envelhecimento da pele, o ganho de peso e o aparecimento da celulite. Para isso, nada como praticar meditação, esportes ou atividade respiratória para promover a produção de endorfina .

Soluções contra celulite

Mude seu estilo de vida

Os primeiros esforços a serem feitos são, portanto, em seu estilo de vida.

Chega de sedentarismo, vamos andando! Mesmo que nosso estilo de vida nem sempre o permita, tentamos nos levantar com a maior freqüência possível. Dê uma caminhada durante o intervalo e saia da estação de metrô mais cedo para caminhar mais alguns minutos todas as manhãs.

Para revitalizar a circulação sanguínea, nada melhor do que a atividade física. É melhor escolher uma atividade de resistência, como caminhar, por exemplo. Além disso, esta atividade irá promover a produção de endorfinas que lhe permitirão se livrar do estresse.

Prefira também duches alternativos (quentes e frios) para aumentar a circulação.

Para se livrar da celulite, beba bastante água também . Em primeiro lugar, beber antes de comer ajuda a diminuir o número de calorias consumidas porque o estômago começa a encher. Mas a água também ajuda o corpo a eliminar toxinas e, assim, participa da drenagem e da queima de gordura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.