quadriceps

EU PRATICO UMA ATIVIDADE FÍSICA

Embora as atividades físicas ou esportivas em geral sejam recomendadas para pessoas com diabetes, é necessário adaptar suas práticas de acordo com seu perfil. 

Certos esportes radicais ou de combate às vezes não são possíveis com diabetes, especialmente se houver complicações: hipertensão mal controlada, doença arterial coronariana, retinopatia avançada … Mas exercícios regulares e muitas atividades físicas leves são compatíveis com diabetes para ‘melhorar sua qualidade de vida.

Muitas atividades físicas diárias são fáceis de praticar e sem perigo: caminhar, consertar, cuidar do jardim, passear com o cachorro, jogar petanca … tantas práticas “suaves” que permitem “mover-se” regularmente e em qualquer idade. Portanto, é possível praticar atividade física regular dependendo do seu horário, personalidade, hábitos, estilo de vida.

Tente praticar treino para costas, é um ótimo exercício.

quadriceps

1. Quero começar a me mexer, cuidar da minha saúde e me dar ao luxo …

> Você está convencido de que a atividade física terá um papel importante no equilíbrio do seu diabetes e na melhoria da sua saúde em geral.

Para um bom equilíbrio entre o gasto de energia e a ingestão de calorias, as recomendações globais atuais aconselham fazer pelo menos o equivalente a 30 minutos de caminhada rápida por dia.

Mesmo se você não for muito jovem ou estiver acima do peso, há muitas oportunidades para fazer exercícios durante o dia. Comece conversando com seu médico e identifique os horários e lugares onde você pode se mover sem aprender, sem custos e sem equipamentos sofisticados:

  • ande sempre que tiver oportunidade;
  • Vá pelas escadas ao invés do elevador;
  • desça do ônibus ou metrô duas estações antes de sua parada;
  • dançar;
  • aspirar ;
  • fazer compras todos os dias a pé (em vez de uma vez por semana de carro);
  • passear com o cachorro todos os dias;
  • encontrar uma atividade física em um clube, uma associação …

2. Não tenho tempo para atividades físicas.

> Uma agenda lotada, muitas atividades profissionais ou voluntárias, restrições familiares … você não tem tempo para praticar atividade física.

Reserve um tempo para analisar sua programação e ver as possíveis acomodações. Escolher atividades que sejam do seu interesse é essencial para motivar-se e integrá-las à sua programação diária.

3.     Quero praticar atividades que não são acessíveis a mim.

> Você escolheu sua atividade, mas por razões médicas ou de custo, você não pode praticá-la.

Não é necessário se cadastrar em um clube para praticar atividade física! (ver n ° 1). Mas se você preferir a configuração de um clube ou academia , considere as possibilidades de parcelamento, veja se a prefeitura, uma associação local ou o centro social não oferecem a mesma atividade a um custo menor. Alguns municípios oferecem vouchers de atividade física. Se o obstáculo for médico, discuta com seu médico as soluções alternativas. Seja modesto em relação aos objetivos e avance por etapas.

4. Eu ando com uma bengala / tenho articulações rígidas

> Você tem a impressão de que seus meios são reduzidos por causa dessas restrições físicas …

Flexibilidade e atividades de fortalecimento são essenciais para manter músculos e articulações saudáveis. Quanto mais sedentário você for, mais rígidas ficarão as articulações . Se necessário, chame um profissional para saber quais exercícios são adequados para você.

Aqui estão algumas atividades físicas ou esportivas recomendadas:

  • exercícios de alongamento em casa,
  • programas de hidroginástica,
  • natação,
  • Caminha a pé,
  • Tai chi,
  • dança,
  • ioga.

5. Não quero fazer uma atividade sozinho

> Você acha que fazer uma atividade sozinho é triste e não muito motivador.

Aproxime-se de associações e estruturas que oferecem atividades físicas, passeios, caminhadas … Você vai conhecer gente nova. Informe-se sobre os programas existentes em sua cidade. Pense nas pessoas ao seu redor (amigos, familiares, vizinhos …) que podem acompanhá-lo.

6.    Tenho medo de ser ridicularizado e não ouso mostrar meu corpo.

> Você está acima do peso e expor seu corpo aos olhos de outras pessoas é um problema para você, especialmente na piscina.

Diga a si mesmo que este momento é seu, que é bom para você, para o seu corpo, e ignore os olhos dos outros … O movimento vai ajudá-lo a se sentir melhor no seu corpo, a aceitá-lo melhor, é Mais importante !

7. Acredito que seja tarde demais para começar.

> Você acredita que, na sua idade, retomar a atividade física não terá efeito sobre a sua saúde.

Nunca é tarde para praticar um esporte ou uma simples atividade física. A maioria das pessoas (até mesmo alguns centenários!) Acha que a atividade física contribui para uma melhora marcante em sua força, resistência e flexibilidade. As pessoas que retomam a atividade física sentem espontaneamente os benefícios. Eles acham mais fácil se mover. E as pessoas fisicamente ativas mantêm sua independência por mais tempo.

8. Não estou interessado em atividades físicas.

> Você não quer se exercitar. Você considera que isso não é útil ou que é uma perda de tempo.

Lembre-se de que a atividade física diária irá relaxá-lo e estender sua independência futura. Estabeleça metas fáceis de alcançar. Ficar ativo permite que você mantenha o equilíbrio físico e mental. Escolha atividades que você gosta com pessoas de quem você gosta. Você pode experimentar novas atividades ou aumentar as que você já faz.

9. Não me atrevo a sair no inverno.

> O frio e o mau tempo transformam você em uma marmota. Você tende a hibernar enquanto espera por dias melhores.

O segredo é se manter ativo no verão e no inverno. A regularidade é essencial para sentir os benefícios da atividade física. No inverno é importante estar equipado contra chuva, vento, neve …

E se você tem medo de cair ou pegar um resfriado, existem alternativas aos esportes ao ar livre para diabéticos: pense na bicicleta ergométrica, nos clubes ou associações que oferecem atividades “indoor”. .. Dê a volta no quarteirão, ande pelos corredores do seu prédio se não quiser ir muito longe.

10. Tenho problemas cardíacos e não estou tranquilo.

> Você teme que a atividade física lhe faça mais mal do que bem.

Se você tem uma doença cardíaca, seu médico sugeriu uma atividade certa para você e que você goste. Não hesite em falar com ele sobre suas preocupações. Provavelmente, caminhar será recomendado, pois é suave e eficaz para o coração. Caminhar ou caminhar trabalha os músculos, melhora a circulação sanguínea, fortalece a capacidade respiratória e aumenta a moral!
 
Para começar, faça um inventário das trilhas para caminhada em sua cidade e faça uma nova trilha todos os dias. Peça a um amigo ou familiar para se juntar a você e faça de sua caminhada um prazer compartilhado.

As principais contra-indicações:
Insuficiência coronariana, hipertensão arterial ao exercício, retinopatia proliferativa, macroproteinúria e lesões nos pés são contra-indicações para a prática de atividade física intensa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.