Como fazer um roteiro de curta-metragem?

Como escrever um roteiro de curta-metragem? Você já quis ver como a história que você escreveu ou imaginou seria no filme? Seus personagens interpretados por pessoas REAIS! Aqui estão todas as técnicas básicas, desde a ideia até o corte do plano, incluindo o momento da história. 

Então pensando em escrever um roteiro? Sabia que você pode publicar depois de pronto? Isso mesmo primeramente escreva um roteiro, depois procure por uma editora.

E talvez você nunca se atreveu a mergulhar por estes motivos:

– Porque você acha que tem que dominar a escrita de um romance, antes de passar para esse estágio superior
– Ou você diz a si mesmo que a construção de um cenário é muito complicada. Além disso, você leu muitos termos bárbaros sobre esse assunto, que o deixaram desanimado. Um grande saco de nós, então!
– Deve ser mesmo uma técnica profissional, fora do seu alcance!

Não, pense novamente! Escrever um roteiro de curta-metragem não é mais difícil do que escrever um romance. Eles são apenas códigos diferentes. Agora, se você escreve romances, encorajo-o a experimentar o roteiro, porque ele desenvolve fortemente a imaginação, a curiosidade e a capacidade de envolver o leitor (futuro espectador) na história.

Porque o papel do cenário é transcrever palavras em imagens e sons. Instintivamente, damos um lado mais vivo à sua escrita, que atinge diretamente o campo do audiovisual e das artes cênicas. Você também pode escrever um roteiro para todos os tipos de projetos: filme, peça, coreografia, vídeo no Youtube, Escape Game, RPG, história em quadrinhos, videogame … Imagine todas as possibilidades para um roteirista.Haveria tanto a dizer, mas não seremos capazes de cobrir todos esses projetos em um artigo. 

Então, você está pronto para dar uma nova vida à sua escrita e aprender a mecânica de escrever um roteiro curto? Eu explico aqui todos os fundamentos.

A ideia inicial para escrever um roteiro: o argumento de venda

Muitos scripts são adaptados de um romance, mas nem sempre é o caso: você pode facilmente iniciar um script diretamente. Em todo caso, começa como um romance ou um conto: uma (boa) ideia, que aos poucos se tornará uma história. Essa ideia, aliás, chamamos de pitch, no cenário. Na verdade, é uma espécie de resumo da trama, em uma frase de 2 ou 3 linhas.

Veja, por exemplo, o filme Titanic, que todas as mulheres conhecem bem (ou quase), por ter fantasiado com Leonardo Dicaprio. Como assim, eu era o único com pôsteres dele? … Sim, bem, eu era jovem, tudo isso ….

Enfim, aqui está a proposta do Titanic:                              

“Uma história de amor entre duas pessoas que se opõem socialmente, no forro do Titanic, na véspera do seu naufrágio, em 1912”.

É curto, conciso e, ao mesmo tempo, define o contexto histórico.

A propósito, você sabia que alguns roteiristas se especializam em escrever o argumento de venda? Na verdade, eles encontram ideias, mas deixam que outros escritores as desenvolvam. Isso mostra como essa ideia inicial é essencial. Conseqüentemente, se você pretende escrever um roteiro, não o negligencie e faça com que seja validado por aqueles ao seu redor!

Então, quanto tempo vai durar o seu curta? Não deve exceder 30 minutos, incluindo genéricos! Por outro lado, se você planeja fazer seu próprio filme, prefira uma duração máxima de 10 minutos para começar.

O resumo completo da história: a sinopse

Depois do pitch, vem a sinopse, um resumo um pouco mais completo da sua história, até uma página e meia. Quanto a ele, vai estruturar seu cenário em três atos principais: início, meio e fim. Na verdade, podemos encontrar aí as linhas principais da construção de um romance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.