Insônia: quais são as alternativas aos remédios para dormir?

NOSSOS CONSELHOS DE SAÚDE – Por ocasião do Dia Internacional do Sono que se realiza esta sexta-feira, concentre-se neste problema que afeta mais de um em cada dez franceses.

Noites inteiras escrutinando o teto sem conseguir fechar os olhos, despertares noturnos prematuros sem poder encontrar os braços de Morfeu … Quem nunca conheceu insônia pelo menos uma vez na vida? Se for ocasional para a maioria das pessoas, 15% a 20% dos franceses são regularmente afetados. 

Com a chave, uma forma física diminuída e um humor instável. Portanto, para conseguir dormir, um terço dessas corujas noturnas involuntárias crônicas toma pílulas para dormir. 

Sabia que a vitamina b17 pode ajudar na insônia? isso mesmo, dessa você não sabia não é mesmo?!

O que é insônia?

Antes de tratar sua insônia, você ainda precisa ter certeza de que está insone. “A insônia crônica atende a critérios específicos” , explica o professor Damien Léger, chefe do centro de sono do hospital Hôtel-Dieu em Paris. “Existem três tipos de insônia: insônia ao adormecer, quando o paciente demora mais de 30 minutos para adormecer; insônia de manutenção do sono, quando ele acorda por mais de 30 minutos várias vezes durante a noite; e insônia ao acordar cedo, quando acorda uma hora antes do horário escolhido. ” 

Só falamos em insônia se um ou mais desses sinais aparecerem várias vezes por semana por mais de três meses, com impacto na vida diária.

“Uma causa psíquica é frequentemente incriminada sem que se tenha procurado previamente uma origem orgânica.”

Para superar a insônia, primeiro você deve tentar encontrar a causa, o que nem sempre é fácil. Essa incapacidade de dormir pode ser devido a uma doença ou distúrbio, como apnéia do sono, dor crônica ou efeitos colaterais de certos medicamentos. A insônia também pode ser consequência de problemas psicológicos (transtornos de ansiedade, depressão …).

Mas as coisas nem sempre são tão compartimentadas: com o corpo e a mente intimamente ligados, a insônia causada pela dor crônica pode, por sua vez, levar à depressão, o que reforçará a insônia. “Muitas vezes uma causa psíquica é incriminada sem que tenha havido uma busca preliminar de uma causa orgânica” , alerta o professor Léger. Daí a importância de uma entrevista precisa da pessoa, acompanhada de um exame clínico rigoroso e, em alguns casos, de um exame de sangue.

Se a insônia é o resultado de uma doença, você deve começar cuidando dela. No caso da dor crônica, por exemplo, a medicação para a dor costuma ser essencial para dormir melhor.

Seja qual for a causa, o tratamento da insônia depende principalmente de medidas de bom senso. Vá para a cama e levante-se em horários regulares; evitar o consumo de café, álcool e fumo antes de dormir; regular a temperatura de seu quarto; não use uma tela 30 minutos após adormecer; não coma demais à noite; evitar todas as fontes de poluição sonora; finalmente, pratique atividade física regular.

Terapia cognitivo-comportamental: uma alternativa eficaz

Além disso, várias alternativas não medicamentosas têm se mostrado eficazes. É o caso das terapias cognitivo-comportamentais (TCC), praticadas por psicólogos e médicos especializados, que visam a mudança de certos hábitos e pensamentos errôneos. O objetivo é reduzir a ansiedade gerada pela insônia por ser um agravante.

“No departamento do meu hospital, as sessões de TCC acontecem em 5 sessões de 2 horas com grupos de 8 a 10 pessoas”, explica o professor Léger. “Graças a um diário de sono que preenche diariamente, o paciente identifica maus hábitos e pensamentos que promovem sua insônia e aprende a modificá-los. Ele minimiza seu distúrbio e, assim, reduz a ansiedade que perturba seu sono. ” 

No entanto, ainda existem muito poucas unidades como a do Hôtel-Dieu e apenas cerca de uma centena de especialistas em TCC do sono (médicos e psicólogos) praticam em todo o território.

Métodos de relaxamento, como a sofrologia, baseados em exercícios respiratórios, também melhoram a qualidade do sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.