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Como obter um certificado de aptidão ambiental?

Qualquer empreendimento que esteja planejado para ser realizado, e que possa gerar um impacto ambiental, deve processar o CAA de acordo com sua categorização e antes de sua implementação.

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A obtenção de CAA é um pré-requisito e obrigatório para a qualificação de estabelecimentos industriais e prestadores de serviços e para a aprovação e execução futura de projetos. Sem a emissão do CAA, eles não podem desenvolver atividades.

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Como obter o certificado de aptidão ambiental?

Para obter esse certificado, é necessário executar um procedimento técnico-administrativo que inclua um Estudo de Impacto Ambiental (AIA) , que analise a interação presente e futura de um estabelecimento ou projeto com o meio ambiente.

Qual organismo concede o Certificado de Aptidão Ambiental?

De acordo com a jurisdição da localização, do estabelecimento ou projeto existente a ser instalado e a categorização concedida, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) deve ser submetido à autoridade de controle ambiental correspondente.

O CAA pode ser concedido pela área ambiental do município ou pela autoridade ambiental da província correspondente.

Na cidade autônoma de Buenos Aires, o órgão encarregado de avaliar e emitir o CAA é a Agência de Proteção Ambiental (APrA), classificando-se sem efeito relevante ou com efeito ambiental relevante.

Da mesma forma, na província de Buenos Aires, a agência responsável dependerá da categorização recebida pelo estabelecimento. No caso de ser uma primeira, segunda categoria ou projeto a ser instalado, ele deve ser gerenciado no município correspondente por local. 

Se o estabelecimento for de uma terceira categoria, o EIA deve ser apresentado e analisado pela Agência Provincial de Desenvolvimento Sustentável (OPDS) , a autoridade provincial de controle ambiental.

Com a emissão do Certificado de Aptidão Ambiental, a Avaliação de Impacto Ambiental é aprovada, endossando o comportamento ambiental do setor ou projeto. Para o correto desenvolvimento da atividade, todos os requisitos e observações contemplados na Disposição emitida junto com o Certificado devem ser atendidos.

Quando você deve fazer o Certificado de Aptidão Ambiental?

  • Quando é uma atividade categorizada de Efeito Ambiental Relevante (CRE)
  • No caso de empresas que geram resíduos perigosos
  • Para as atividades que causam resíduos patogênicos

É importante observar que o CAA geralmente é válido por 2 anos e deve ser renovado após esse período.

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