Bariloche

Bariloche e a Rota dos 7 Lagos

Muitos dizem que Bariloche é uma cidade muito turística e consumista. Pode ser assim e vimos um pouco disso (nada a ver com a atmosfera hippie de El Bolsón), mas ainda assim é uma das cidades para ver na Patagônia e a verdade é que passamos alguns dias muito calmos no cidade Bariloche está localizado dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi,  em uma das margens do Lago Nahuel Huapi.

Essa área também é conhecida como região dos lagos e a verdade é que a paisagem é muito bonita. Você pode  fazer muitas excursões em Bariloche , mas talvez a atividade mais popular seja alugar um carro para viajar pela famosa Rota dos 7 lagos. Aqui nós contamos a nossa experiência e tudo o que pensamos ser os principais lugares para visitar em Bariloche .

Lugares para visitar em Bariloche – A cidade

Não há muitos lugares para se conhecer na cidade de Bariloche, mas havia alguns lugares agradáveis ​​para tomar café e comer à milanesa. Nos divertimos muito no Café Providencia, que era como o nosso “escritório” hoje em dia, havia deliciosas empanadas e o wi-fi também funcionou muito bem no início, embora nos causasse nervosismo que pararam de funcionar nos últimos dois dias. Um dia, fomos comer nhoque no centro e um prato de cordeiro típico da Patagônia.

Excursões em Bariloche – Suba Cerro Campanario

Não estava bom tempo durante os primeiros dois dias em que estivemos em Bariloche, mas no terceiro dia acordamos com o clima que parecia bom, logo descemos para o centro e pegamos o ônibus número 20 que nos levou a Cerro Campanario , um dos belos lugares para visitar em Bariloche, onde as vistas são realmente espetaculares.

Existem alguns teleféricos que sobem, mas em pouco mais de meia hora você pode subir, embora o caminho seja bastante íngreme e ruim. Quando chegamos, a vista era incrível, com muitos lagos na área, o maior é o lago Nahuel Huapi. Também não podíamos apreciar muito essas vistas porque havia muito vento, nem tentamos comer as empanadas que compramos antes

Excursões em Bariloche – Tour pelo Circuito Chico

Uma das belas excursões em Bariloche é visitar o Circuito Chico , uma rota panorâmica circular que começa e termina em Bariloche e passa por vários lugares emblemáticos, como Cerro Campanario ou Llao Llao Park. Depois de subir a colina, descemos para  pegar o mesmo ônibus  número 20 e seguir adiante até o parque Llao Llao (que parecia ser um nome chinês).

No caminho de volta, três meninas argentinas nos pegaram com o carro e, em vez de voltar diretamente para Bariloche, nos levaram pela parte do circuito de Chico para dar a volta no parque Llao LLao. Aqui vimos algumas paisagens bonitas, embora apenas do carro, porque estava chovendo.

Excursões em Bariloche – A Rota dos 7 Lagos

A rota dos 7 lagos – dia 1

Certamente a excursão mais popular, se você vier aqui, é a que percorre a famosa Rota dos 7 lagos . Os 7 lagos (embora realmente sejam mais) são talvez os lugares para conhecer em Bariloche que mais pessoas conhecem. A única maneira viável de fazer isso é alugar um carro, uma vez que o transporte público é bastante limitado nessa área. Na Argentina, quando um carro é alugado, não há opção de seguro contra todos os riscos, eles explicaram que já existia, mas como a maioria das pessoas aproveitou o seguro e danificou seriamente os carros, eles decidiram remover essa opção.

Logo nos levantamos para buscar nosso amigo Alex e iniciar nossa viagem na rota dos 7 lagos . Em Bariloche não era tão perceptível, mas na rota logo começou a notar que havia cinzas por toda parte. No ano passado, o vulcão Puyehue, no Chile, entrou em erupção e toda a área foi coberta por cinzas.

Embora nas cidades as pessoas fizessem muito esforço para limpar, as cinzas eram vistas em muitos telhados e fora das aldeias quase tudo tinha uma camada de cinzas no topo . Em alguns lugares eles empilharam cinzas nas montanhas. A primeira cidade que visitamos foi a Villa de la Angostura, que já foi uma das mais bonitas da Patagônia e ainda tem seu charme, mas as cinzas cobraram seu preço.

Aqui começou nossa rota pelos lagos e a estrada de asfalto se tornou uma estrada de cascalho muito ruim, onde você tem que ir muito devagar (já que para excursões em Bariloche você não pode fazer nenhum seguro contra riscos :-)). Nesta área, existem muitos lagos grandes, alguns com mais charme, outros menos, mas também depois de um tempo os lagos parecem um pouco iguais e a verdade é que a beleza da rota é um pouco superestimada . Embora esses lagos sejam os lugares famosos de Bariloche, acreditamos que, por exemplo, os lagos do Parque Nacional Aigüestortes, na Catalunha, mas na Argentina eles sabem vender bem.

Como o alojamento que tínhamos planejado em Villa Traful , nos afastamos da rota antes de chegar a San Martín de los Andes. Esta rota deixou o Parque Nacional Nahuel Huapi e entrou no Parque Nacional Lanín e adoramos essa parte! Formas de rochas incríveis, vistas muito profundas do vale, Rachele lembrou-lhe o desenho animado “Em busca do vale encantador”. Se não fosse tarde demais, gostaríamos de ficar mais tempo nessa área. Esta rota é chamada Paso Córdoba, se recomendarmos entre os lugares a visitar em Bariloche.

Chegamos bastante tarde ao alojamento em Villa Traful, que é uma cidade muito bonita ao lado de um lago e, graças a Alex, estávamos na melhor acomodação das Cabanas Ruca  Lico . Estávamos em uma cabine de design fenomenal, onde tudo era feito de madeira, havia uma jacuzzi, vista para o lago … passamos um bom momento hoje à noite.

A rota dos 7 lagos – dia 2

No segundo dia, nos levantamos novamente em breve para seguir em frente. Depois de tomar café da manhã no terraço com vista para o lago, fomos a San Martín de los Andes, que fica do outro lado da rota do lago. É uma cidade bonita, mas queríamos visitar a comunidade Quila Quina Mapuche que fica nas proximidades, nas margens do Lago Lacar.

O ambiente natural era bonito, mas a verdade é que a visita foi um pouco decepcionante, porque, além de algumas casas típicas de Mapuche e algumas pessoas que lhe ofereceram passeios a cavalo, não encontramos muito.

O tempo ficou ruim, saímos e depois descartamos subir mais para chegar ao vulcão Lanín , outro lugar para nos encontrar em Bariloche, porque estava chovendo muito, então voltamos um pouco mais cedo para Bariloche para devolver o carro.

Como chegar a Bariloche

Se você vem do sul, El Bolsón fica a algumas horas de ônibus de Bariloche, enquanto Esquel fica a cerca de 4 horas de distância. Bariloche também é um ponto de travessia para o lado chileno a caminho da ilha de Chiloé, continuamos nossa viagem até lá.

Bariloche, apesar de ser um pouco comercial (cheia de lojas de roupas de montanha, etc.) é uma cidade tranquila em uma área natural verdadeiramente espetacular.