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O que é contabilidade de despesas e receitas?

A contabilidade de despesas e receitas é uma ferramenta fundamental para conhecer a boa saúde da sua empresa. Idealmente, prepare esse saldo todos os meses e reforce-o com um resumo anual, onde são registrados de vendas e empréstimos aos conceitos de aluguel, suprimentos, contingências ou folha de pagamento. Falaremos sobre este documento contábil ao longo deste artigo.

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Manter o controle das finanças e se dar bem é essencial para que uma empresa tenha sucesso. Com a contabilidade de despesas e receitas, você saberá se sua empresa está ganhando dinheiro . É por isso que você deve fazer um saldo periodicamente, de preferência mês a mês. Então você terá que fazer um balanço anual.

Neste documento contábil, você deve anotar todas as entradas e saídas mensais de dinheiro para poder conhecer o resultado. Posteriormente, aprofundaremos a representação contábil desses conceitos, mas, como avanço, você deve saber que, na receita, é necessário incluir vendas ou empréstimos, por exemplo. As despesas incluem aluguel, suprimentos, folhas de pagamento, materiais de produção, despesas imprevistas, etc.

Não se preocupe se tiver um mês com perdas, pois isso pode ser devido a um evento imprevisto que surgiu em tempo hábil. O bom é que, com a contabilidade de despesas e receitas, você terá controlado os números . Você também poderá conhecer dados como qual é a estação em que você obtém mais renda ou quando as despesas variáveis ​​aumentam. Depois de saber tudo isso, você pode tomar medidas para realizar campanhas que aumentam as vendas em tempos baixos ou compensam despesas extras com medidas de economia.

Conceitos de receita, despesa e resultado

Para que uma contabilidade de despesas e receitas seja correta, você deve começar com clareza sobre receitas, despesas e resultados.

Os ingressos

É a entrada de dinheiro. Isso é alcançado principalmente através da venda de produtos ou serviços . Outras receitas podem ser juros gerados por certos investimentos, subsídios, receitas geradas por aluguéis ou venda de imóveis pertencentes à empresa e / ou comissões.

Os gastos

Para obter lucro, uma empresa precisa fazer um esforço econômico , como pagar folha de pagamento a seus trabalhadores, comprar material, contratar publicidade, pagar aluguel, comissões bancárias e seguros, lidar com as despesas de viagem dos trabalhadores ou pagar contas por suprimentos. Todos esses são gastos.

O resultado

É o número que resulta da subtração da soma das despesas da soma da receita.

Renda – Despesas = Resultado

Como regra geral, o resultado é calculado anualmente. Se nesse período a receita exceder as despesas, significa que sua empresa obteve benefícios (saldo positivo). Se o oposto ocorrer, você está inserindo perdas (saldo negativo).

No plano contábil geral, o resultado deve ser refletido na conta 129, “Resultados do exercício”. O saldo é coletado no passivo do balanço patrimonial, dentro do patrimônio líquido.

Diferenças entre despesa / pagamento, receita / cobrança e despesa / custo

Da mesma forma que os conceitos de despesa, receita e resultado devem ser claros, para acompanhar as despesas e a contabilidade, é necessário saber distinguir entre despesas e pagamentos, receita e cobrança ou despesa e custo.

Diferença entre despesa e pagamento É

uma coisa ter uma despesa e outra pagar. Por exemplo, sua empresa compra de um fornecedor de material (despesa), mas se você efetuar o pagamento de 30 dias, você recebeu o pedido, mas ainda não o pagou.

Portanto, o pagamento é feito quando o dinheiro sai da caixa , enquanto a despesa é sua obrigação de pagar determinados produtos ou serviços.

Diferença entre renda e cobrança

Da mesma forma, sua empresa pode ter vendido centenas de unidades de um produto (receita) e coletar o dinheiro no momento ou ter que esperar um pouco até o cliente efetuar o pagamento. Portanto, mesmo que teoricamente exista renda, a cobrança não ocorrerá até que o dinheiro não entre em dinheiro .

Diferença entre despesas e custos

O custo, por outro lado, também não deve ser confundido com a despesa. Enquanto o último é o dinheiro que entra nas compras, o custo é o consumo dos fatores produtivos que resultarão em uma transformação econômica. Você poderia dizer que a despesa é o resultado da adição do custo mais o investimento .


Representação contábil de despesas, receitas e resultados

Dito isto, agora é hora de saber como a contabilidade de despesas e receitas é representada. É melhor ir em partes.

Despesas
Normalmente, as contas de compras e despesas ( grupo 6 ) devem ser registradas no “Débito” do subgrupo correspondente. Por exemplo, as despesas de compras (incluindo impostos sobre compras e transporte) serão cobradas na conta do subgrupo 60 . Da mesma forma, os custos com pessoal serão divididos no subgrupo 64 .

Se acontecer que um jogo é cancelado ou mais tarde reduzido, isso deve ser observado no “Crédito”.

Renda
Em relação à receita, em regra, estas serão registradas na rubrica “Crédito”.. Vendas e receitas estão incluídas no grupo 7 do Plano Geral de Contabilidade.

Se houver cancelamentos ou reduções de receita que já tenham sido contabilizados, estes deverão ser registrados no “Débito” do saldo no final do exercício .

Os resultados
Por sua vez, para contabilizar os resultados, receitas e despesas devem ser transferidas para uma nova conta. Dependendo do saldo ser positivo ou negativo, você receberá um assento diferente.

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