psicologo_online

O psicólogo precisa de um psicólogo?

Em uma das oficinas que oferecemos no Centro, nossos residentes levantaram a questão ” o psicólogo precisa de um psicólogo?”, E fiquei particularmente empolgado por poder discutir o assunto e explicá-lo, pois a pergunta em si implica que estamos cientes de que o trabalho O que o psicólogo faz provavelmente gera uma sobrecarga emocional na pessoa que a exercita.

psicologo_online

Veja agora: O melhor psicologo online para você.

O psicólogo é especialista em comportamento humano e utiliza diferentes métodos de trabalho baseados em diferentes teorias para ajudar outras pessoas a equilibrar pensamentos, emoções e comportamentos.

Mas como os psicólogos se cuidam?

” Um psicólogo é uma pessoa e, como tal, não está isento de sofrer nenhum problema que os seres humanos possam ter “, explica Raimon Gaja, fundador e presidente do Instituto Superior de Estudos Psicológicos.

Talvez tenhamos a vantagem de conhecer os métodos e técnicas terapêuticas e os mecanismos de prevenção de certas alterações, mas nem sempre usamos o conhecimento em nossa vida pessoal para o benefício de nossa própria saúde mental. Acontece que quando um médico fuma, sabendo que não é um hábito saudável, mas mesmo assim ele nunca aconselhará nenhum paciente a fumar.

Como qualquer pessoa, passamos por maus momentos, mais desmotivados ou por momentos difíceis em qualquer área da vida. Felizmente, temos recursos que nem todos têm, e aproveitá-los depende de cada um, embora nem sempre seja fácil. Não há ferramenta concreta para desintoxicar a carga psicoemocional que recebemos dos pacientes; Só podemos aprender a ver os casos a uma certa distância. 

Também é verdade que alguns dos casos envolvem você de tal maneira que você acaba se envolvendo mais do que o recomendado, e é nesses casos que precisamos de mais apoio para aprender a ver os problemas um do outro a uma certa distância, o que não significa Sejamos distantes, longe disso.

Temos a vantagem de que, se algo acontecer conosco em um nível psicológico, teremos o conhecimento para saber o que é e decidir procurar ajuda profissional.

As alterações que podem afetar um psicólogo, derivadas da tarefa profissional que ele executa, são as mesmas que afetam qualquer outro profissional: estresseesgotamento , ansiedade …

Portanto, sim, o psicólogo pode precisar de um psicólogo . E talvez, se quebrarmos esses tabus de atenção psicológica e formos mais para o psicólogo, assim como para o clínico geral, aprenderíamos a gerenciar nossas emoções, pensamentos e comportamentos de uma maneira mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *