vitamina_b17

TUDO SOBRE VITAMINAS: TIPO, FUNÇÃO E FONTES [LISTA 2019]

Se tivermos certeza da grande maioria, as vitaminas são essenciais para uma boa saúde . No entanto, apesar de conhecer essa premissa, sabemos pouco sobre as funções específicas de cada uma delas, quais são as principais fontes, déficits ou mesmo uma definição clara do que são esses micronutrientes.

vitamina_b17

Então, como ponto de partida, começaremos apontando que as vitaminas são “substâncias orgânicas, biologicamente ativas, muito simples e necessárias para a vida”.

Eles regulam a maioria dos processos metabólicos do organismo, tanto que têm um impacto direto no crescimento durante a primeira infância e no bem-estar ao longo da vida.

Devemos o termo vitamina ao químico polonês Casimir Funk, que identificou a substância que curou o Beriberi (um grupo de doenças por deficiência de tiamina) como uma “amina vital” [2].  

FONTES DE VITAMINAS

As vitaminas são obtidas através dos alimentos, que por sua vez são classificados em dois grupos:

Macronutrientes: composto por carboidratos, proteínas e gorduras. O corpo os exige em grandes porções (gramas), pois fornecerão a energia para funcionar.

Micronutrientes: inclui vitaminas e minerais, encontrados em alimentos em porções muito pequenas, diretamente relacionados à sua exigência, uma vez que também são necessários em porções mínimas. Seu principal papel é facilitar as diferentes reações químicas que ocorrem no corpo .

Ao contrário do que geralmente se acredita, as vitaminas não fornecem calorias.  

As vitaminas são absorvidas ao nível do intestino delgado, onde passam para o sangue e a linfa para finalmente serem transportadas ao nível do sistema. Um déficit no organismo pode ser prejudicial à saúde , especialmente durante o crescimento, gravidez, período de lactação ou no caso de sofrer alguma doença, como osteoporose, anemia ou cegueira noturna. 

CLASSIFICAÇÃO DE VITAMINAS

Eles são divididos de acordo com sua capacidade de se dissolver em gordura ou água e suas fontes são variadas, pois “nenhum alimento por si só fornece todas as vitaminas. Não há comida ideal ou perfeita ”[4].

Lipossolúvel :

Vitaminas A, D, E e K.

Eles estão presentes em alimentos gordurosos, como salmão, atum ou manquetilla. Qualquer problema de má absorção de gordura evita a obsessão correta desses compostos. Internamente, essas vitaminas são armazenadas no fígado e tecidos adiposos até serem necessárias para a formação de tecidos, hormônios, antioxidantes ou regulação do sangue.  

Solúvel em água :

Vitamina C e as do complexo B.

Como o nome indica, eles são solúveis em água e, ao contrário do grupo anterior, não se acumulam no corpo. Eles podem ser encontrados em vegetais e carnes, são mais fáceis de eliminar, portanto sua ingestão deve ser diária [5].  

Confira também: Vitamina B17

FUNÇÕES DAS VITAMINAS HIDROSSOLUBÁVEIS

Vitamina B1 ou tiamina : ajuda a converter carboidratos ingeridos em energia, para que o corpo possa realizar suas atividades de maneira ideal, com cuidados especiais no nível do cérebro e do sistema nervoso.

Vitamina B2 ou Riboflavina : estimula a formação de anticorpos e glóbulos vermelhos. Ajuda durante o crescimento, mantém a boa saúde da pele e libera energia das proteínas.

Vitamina B3 ou niacina : é responsável pela eliminação de substâncias tóxicas do organismo, investe na obtenção de energia, na manutenção do sistema nervoso e na estabilização da glicose no sangue.

Vitamina B5 ou ácido pantotênico: você sabia que o corpo pode sintetizá-lo a partir da flora bacteriana intestinal? Essa vitamina participa da formação de anticorpos, reduz os efeitos tóxicos de alguns antibióticos, melhora os distúrbios do estresse e também é essencial para regular os processos digestivos, como reduzir a azia, aliviar a gastrite, as úlceras estomacais e outras patologias gástricas [6 ]

Vitamina B6 ou Piridoxina : participa diretamente no metabolismo dos aminoácidos e ajuda a quebrá-los, a fim de obter energia no músculo e converter o ácido lático em glicose. Também combate infecções. Além disso, o fosfato piridoxal, a forma metabolicamente ativa da vitamina B6, que serve como coenzima para múltiplas enzimas, está envolvido no metabolismo dos neurotransmissores que regulam o humor, como a serotonina, e pode ajudar, em algumas pessoas, em casos de depressão, estresse e distúrbios do sono.

Vitamina B7 ou B8 ou Biotina : Como todas as vitaminas B, a biotina influencia o crescimento celular normal, a assimilação adequada de gorduras, açúcares e proteínas, previne doenças metabólicas e perda de cabelo. Alivia dores musculares, eczema, dermatite e também ajuda a combater a depressão e a sonolência.

Vitamina B9 ou ácido fólico : basta mencionar o ácido fólico para que seja imediatamente associado à gravidez, pois ajuda a prevenir malformações no bebê durante a gravidez, como no cérebro, sistema nervoso, coluna vertebral, lábios e palato. No entanto, seus benefícios vão além: controla a hipertensão, reduz as chances de sofrer de câncer de cólon, colo do útero ou mama. O folato é necessário para a produção e manutenção de novas células. Da mesma forma, crianças e adultos precisam dela para produzir células sanguíneas normais e prevenir a anemia [7].

Vitamina B12 : ajuda a regular o sistema nervoso central, reduz a depressão e o estresse. Mantém o sistema digestivo em condições normais, evita problemas cardiovasculares, risco de derrame e pressão alta.

Vitamina C : é um antioxidante, está envolvida na síntese de colágeno, ajuda na cicatrização de feridas, fortalece o sistema imunológico, protege as mucosas e reduz a suscetibilidade a infecções.

FUNÇÕES DAS VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS

Vitamina A ou Retinol : é responsável pela produção de pigmentos na retina do olho e promove uma boa visão noturna. Além disso, tem participação na formação e manutenção de dentes, tecidos moles, ossos, mucosas e pele.

Vitamina D ou Calciferol: Diferentemente do restante das vitaminas, que a única maneira de obtê-las é através dos alimentos, a vitamina D pode ser alcançada expondo a pele aos raios UVB. Portanto, acredita-se que foi mal catalogado e que na verdade é um hormônio precursor de vários processos biológicos, como: absorção de cálcio e fósforo no intestino, fortalecimento dos ossos, prevenção de doenças osteomusculares, fortalecimento do sistema imunológico, ajudando a prevenir infecções Respiratório agudo, condições da pele de combate, divisão celular normal e agora surgiram as pesquisas mais recentes para aprender o papel que desempenha na prevenção de alguns tipos de câncer. 

Vitamina E ou Tocoferol : colabora na produção de glóbulos vermelhos e está relacionada à formação de células masculinas, anti-esterilização e produção de espermatozóides. No lado feminino, coopera com a forma dos óvulos e garante o bom funcionamento da placenta. Ao mesmo tempo, sua principal função é participar como antioxidante, previne o envelhecimento ou a deterioração das células devido aos radicais livres que contêm oxigênio e podem ser tóxicos ou cancerígenos.Vitamina K ou Filoquinona: importante para a coagulação do sangue, regulando o metabolismo ósseo e reduzindo o risco de calcificação vascular. Evite doenças cardiovasculares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.