Como realizar a troca de óleo do seu carro em casa?

O carro é um meio de transporte que deve ser tratado e mantido de forma contínua, para que ele cumpra perfeitamente sua função de maneira sólida, segura e confortável. Um dos aspectos aos quais deve ser dada atenção especial é a troca correta de óleo, pois, com as peças do motor do seu veículo bem lubrificadas, garantirá o funcionamento adequado, evitando desgaste e avarias futuras. Saiba como realizar a troca de óleo do seu carro em casa.

Quando a troca de óleo dever ser realizada?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o óleo do motor se deteriora com o tempo e o filtro é bloqueado por contaminantes, o que pode causar pior desempenho e superaquecimento, fazendo com que o veículo falhe na estrada e necessite do serviço de guincho 24 horas SP, para sua remoção até a mecânica mais próxima, por exemplo.

Portanto, a alteração desse componente é de vital importância, mas quando fazer a troca de óleo?

A mudança depende do número de quilômetros percorridos pelo carro, que não devem exceder, em nenhum caso, 30.000 km com o mesmo óleo, seja qual for o tipo.

Os especialistas recomendam que a quilometragem esteja entre 10.000 e 20.000 quilômetros para evitar sustos no futuro.

No caso de óleos minerais, é aconselhável alterá-los pelo menos uma vez por ano, mesmo que você não tenha atingido os quilômetros estipulados pelo fabricante.

Enquanto os óleos sintéticos, além de melhorar a proteção do motor, mantêm suas propriedades mais estáveis ​​por mais tempo.

No caso dos carros anteriores ao ano 2000, recomenda-se que as inspeções sejam ainda mais frequentes, e a troca de óleo deve ocorrer em intervalos inferiores a 10.000 quilômetros.

Como trocar o óleo do carro em casa?

Ir a uma oficina e se colocar nas mãos de profissionais é talvez a maneira mais confortável e segura de fazê-lo, mas a troca de óleo também pode ser feita manualmente em casa, basta ter cuidado e responsabilidade com o meio ambiente.

Para trocar o óleo, você precisará de uma série de ferramentas:

  • Macaco hidráulico ou rampa
  • Recipiente de óleo
  • Funil
  • Kit de chaves
  • Elementos de remoção de filtro
  • Luvas
  • Novo óleo e filtro

Passos a seguir para trocar o óleo do carro

O primeiro passo a ser seguido é estacionar o veículo em um local plano, caso contrário, se for irregular, você poderá ter problemas.

Ligue o carro por cerca de 10 minutos, para que o óleo aqueça, isso deixa a tarefa de removê-lo  mais fácil.

Em seguida, você deve levantar o carro com a ajuda da rampa e localizar o bujão de drenagem de óleo. Este geralmente é encontrado sob o mecanismo. Existem veículos que não o possuem, então você precisa recorrer à aspiração, tarefa que pode ser realizada com a ajuda de um aspirador de pó que pode ser obtido em lojas especializadas. Não deixe de verificar o manual de fabricação do seu veículo.

Levante o carro com a ajuda da rampa portátil

Coloque o macaco embaixo do carro e remova a tampa de óleo inferior para que ela caia no tambor. Para uma melhor extração, desparafuse também a tampa superior do tanque de óleo. Como recomendação, coloque um saco plástico embaixo do recipiente para evitar manchas excessivas.

Deixe todo o óleo sair por alguns minutos até não sobrar nada

Enquanto o óleo estiver esvaziando, procure e remova o filtro com a ajuda de uma chave de metal. Lubrifique o novo filtro com óleo antes de colocá-lo no lugar, para facilitar a remoção da próxima vez em que você o trocar.

Tente não usar nenhum elemento para parafusá-lo, porque, se você o deixar muito apertado, a temperatura do óleo aumentará quando o carro estiver em funcionamento. Melhor fazê-lo com as mãos.

Substitua o bujão de drenagem

Remova o bujão de abastecimento e prossiga para encher o carro com o óleo novo com a ajuda de um funil. Gradualmente, verifique o nível apropriado com a haste.

Quando terminar esse processo, recicle o óleo antigo e leve-o para uma oficina ou limpe, pois é um resíduo altamente poluente.

Embora vários óleos possam ser misturados, é recomendável usar apenas um tipo específico, dependendo do motor do carro, para isso, consulte as recomendações do fabricante e do modelo.

Lembre-se de que você pode verificar qual é o melhor para o seu veículo com a ajuda do manual correspondente; portanto, mantenha-o sempre à mão, pois você nunca saberá quando precisará dele.

Não se esqueça que o óleo é um dos elementos mais importantes do veículo e, portanto, você deve prestar a devida atenção, pois, caso contrário, o motor poderá envelhecer prematuramente e causar outros problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *