holding

O que é uma Empresa Holding e quais benefícios ela pode ter?

A holding é uma forma de organização ou agrupamento de empresas nas quais uma empresa adquire a totalidade ou a maioria das ações de outra empresa com o único objetivo de ter controle total sobre a outra empresa. 

holding

O objetivo da holding é a criação de uma empresa para cada atividade econômica emprestada, sendo o responsável por tomar as decisões em cada uma delas, agilizando a gestão corporativa.

A holding apresenta vantagens comerciais e fiscais. Aqui estão algumas das vantagens mais importantes das holdings:

  • Oferece maior facilidade de integração para exercer o controle de todas as partes da vida útil do produto ou serviço
  • Elimina inconvenientes fiscais e econômicos de grupos de negócios
  • Permite expansão graças à propriedade fracionada em várias empresas
  • Diversifique a responsabilidade
  • Permite controlar uma empresa sem ter que ter todo o seu capital

Em relação às vantagens fiscais de uma holding, deve-se dizer que elas são significativas e se aplicam a diferentes impostos, desde que atendidos os requisitos exigidos em cada uma delas:

Evita -se a dupla tributação no imposto sobre as sociedades 

Nem a distribuição do benefício das subsidiárias para a controladora nem a venda das ações detidas pela controladora sobre as controladas geram lucro tributável no primeiro, mediante aplicação da isenção esperada para evitar a dupla tributação, e isso, independentemente do que a subsidiária está na residência em território nacional ou no exterior.

Possibilidade de optar por pagar impostos através do regime do grupo de consolidação no SI

Ao aplicar esse regime, o contribuinte é o grupo como uma unidade e a pessoa responsável pelo pagamento da dívida tributária é a controladora. Da mesma forma, esse regime permite compensar os benefícios gerados em algumas sociedades com as possíveis perdas que ocorrem em outras.

Reduções no Imposto sobre Heranças e Doações 

Em caso de sucessão mortis causa e cumprindo os requisitos estabelecidos para esse fim, a incorporação do valor das participações de entidades que constituem atividade econômica na base tributável do imposto será reduzida em 95% (quantidade que pode aumentar para 99% em certas comunidades autônomas).

Reduções no Imposto sobre o Patrimônio

Atendendo aos requisitos exigidos, as participações em entidades que desenvolvam atividades econômicas nas quais o detentor do mesmo esteja envolvido de maneira efetiva, exercendo funções gerenciais, estarão isentas do Imposto sobre o Patrimônio.

Portanto, de acordo com o regime tributário especial indicado, os parceiros (pessoas físicas ou jurídicas) poderão realizar as operações necessárias de reorganização comercial, sem que a tributação associada a eles seja um obstáculo.

Tudo isso torna necessário considerar a possibilidade de constituir uma holding, pois oferece a oportunidade de obter uma estrutura de negócios com maior controle organizacional, reduzindo riscos e, ao mesmo tempo, proporcionando maior economia fiscal e flexibilidade financeira. .

Em resumo, a configuração de ativos de negócios sob uma estrutura liderada por uma holding é apresentada como uma das melhores opções para o desenvolvimento de uma gestão adequada dentro da empresa familiar, não apenas do ponto de vista fiscal, mas também do ponto de vista. da visão organizacional e administrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.