Startup

Como Investir em Startups

O investimento em startups tornou-se moda nos últimos anos e não faltam motivos para isso. Dada a baixa rentabilidade oferecida pelos produtos de investimento tradicionais , como depósitos, fundos ou tijolo, muitos investidores decidiram dar o salto em direção a esse novo (e desconhecido) ativo. Investir em startups é a nova moda de investimento.

Startup
Mentoria para Startup na Escola de Negócios Alencar Burti Sebrae-SP. Data: 02/05/17. Local: São Paulo, SP. Foto: Patrícia Cruz/Sebrae-SP.

Você pode imaginar ter investido em empresas como Apple, Amazon, Facebook, eBay ou Google no começo? O retorno que você poderia ter obtido pelo seu investimento teria sido extraordinário. Essas empresas há alguns anos tinham pouco valor, mas hoje são autênticas minas de ouro.

O que é investimento em startups?

O investimento em startups consiste em investir em empresas de base tecnológica que estão em uma fase muito embrionária de seu ciclo de vida. Muitos deles acabaram de entrar no mercado e ainda não perderam um único euro de lucro. Outros são apenas um projeto na mente de um empreendedor em busca de financiamento.

Ao investir em tal empresa, em certa medida, as apostas serão bem sucedidas no mercado . Mas isso é algo que é feito quase cegamente, com quase nenhuma informação. Na ausência de dados que comprovem que o investimento é bom, você só pode confiar que a empresa crescerá e ganhará dinheiro.

Vantagens de investir

Existem duas grandes vantagens de investir em startups. A primeira é que a lucratividade que você pode obter é muito alta se a empresa em que você apostar cresce. Se você investir 1.000 euros em uma empresa e seu valor for multiplicado por dez, você ganhará 9.000 euros. O retorno teria sido 900%.

A segunda vantagem é que, se o seu investimento for alto e você se tornar um dos principais investidores da startup, talvez você possa se envolver em seu desenvolvimento .

Desvantagens de investir

Infelizmente, nem todas são vantagens. A principal desvantagem de investir em uma empresa desse tipo é que o risco de perder seu investimento é bastante alto . Com base nas estatísticas que apenas uma em dez empresas consegue sobreviver vários anos no mercado, a probabilidade de sucesso seria inferior a 10%.

Para evitar isso de acontecer teria de estudar muito bem a partida em questão eo seu sector, pelo que ele é necessário para investir um monte de tempo para analisar o projeto , que em si é outra grande desvantagem deste tipo de investimento: levar tempo.

Uma terceira desvantagem é que o investimento é pouco líquido . Quando você investe em uma startup, você a faz sabendo que só pode recuperar seu dinheiro quando vender suas ações. E isso não precisa ser fácil ou rápido.

Como investir em startups

Agora que você sabe o que é esse tipo de investimento e quais são suas vantagens e desvantagens, você pode decidir racionalmente se está ou não interessado em investir em startups.

Se a resposta for sim, existem três maneiras de o fazer , cada uma com as suas vantagens e desvantagens: diretamente, através de uma plataforma de crowdfunding ou através de uma rede de business angels . Nós resumimos abaixo:

  • investimento directo é a mais complicada de todas fórmula e tem mais riscos, mas também você pode se envolver mais na empresa e alcançar uma maior rentabilidade.
  • Com a rede de business angels , é investido através de um grupo de investidores. Isso é mais seguro porque os projetos passam por um filtro anterior no qual a viabilidade da empresa em questão é analisada.
  • crowdfunding é o mais recente fórmula. Ele permite que você invista em startups com pouco dinheiro e de forma diversificada.

Em nossa opinião, estamos diante de um investimento muito arriscado no qual você só deve investir o dinheiro que puder e quiser desistir . Se a sua estratégia de investimento envolve a diversificação de suas economias entre diferentes produtos financeiros, você deve considerar o investimento em startups como um dos maiores riscos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *