técnica de escrita

Como escrever menos e dizer mais: técnica de escrita inteligente

A pesquisa mostra que as pessoas estão ficando menos pacientes. Eles querem obter e digerir informações o mais rápido possível. Eles estão ficando cansados ​​com os textos com mais de 800 palavras. A menos que algo atraía a opinião deles, eles lêem os textos.

Então, como os profissionais de marketing de conteúdo, devemos aprender a expressar nossas ideias usando menos palavras.

Você pode escrever menos?

Sim você pode. Quase cada texto pode ser comprimido sem perda de qualidade. Aprenda a deixar de fora toneladas de lixo que colocamos nos posts. Você ficará surpreso com o quão breve e bom seus artigos podem ser.

Qual o suficiente?

Não há um número preciso de palavras ou resumos. A regra principal é: encobrir bem o seu tópico em poucas palavras. Na maioria dos casos, 500 a 1000 palavras são mais do que suficientes. Se você pode dividir um texto longo em dois posts, melhor fazê-lo.

Existem exceções?

Claro, existem exceções em todos os lugares. Por exemplo, guias de longa duração, artigos sobre recursos ou alguns textos complicados escritos para especialistas. Mas na maioria das vezes, o texto pode ser reduzido sem qualquer resultado.

Como tornar seus textos claros em 4 etapas:

1) Elabore um plano

Esta recomendação pode parecer óbvia. Mas fiquei surpreso com quantos profissionais de marketing de conteúdo pularam essa etapa. Planos detalhados são metade do sucesso. Eles ajudam a estruturar seus pensamentos e dão uma idéia do futuro texto. Você gastará menos tempo escrevendo seu artigo e terá que fazer menos trabalho após o trabalho para polir seu texto.

Veja mais sobre tudo sobre como trabalho os freelancers de marketing digital

2) Deixe de fora frases sem sentido

Escrita criativa e marketing de conteúdo são coisas diferentes. Remova frases irrelevantes, mesmo que sejam visuais. Todas as partes do texto que não adicionam nada à idéia central do texto devem ser cortadas.

3) Remova advérbios e palavras e frases de ligação.

Advérbios e frases de ligação ficam bem em romances e ensaios. Mas eles fazem textos muito mais longos e sentenças mais difíceis de ler. Na maioria dos casos, você pode se livrar deles sem perda de qualidade.

Pergunte a si mesmo se essa palavra ou frase é crucial para a ideia expressa na frase. Se não adicionar algo ao significado, remova-o.

Eu também recomendo aplicativos que digitaliza seu texto e exibe um número máximo de advérbios que você pode deixar sem tornar seu texto complexo.

4) Divida um texto em resumos e frases complexas em sentenças mais curtas

Segmente seu texto em partes menores. Isso não apenas torna seu artigo mais legível. Também ajuda a perceber quais partes você pode pular.

A mesma regra funciona para frases complexas. Você deve dividi-los em partes menores. Você pode pensar que a segmentação de frases apenas torna o seu post mais longo. Mas você ficará surpreso ao descobrir o contrário. Você verá que pode omitir algumas frases ou dizer algumas frases com menos palavras.

Tente evitar construções complexas, como cláusulas condicionais ou voz passiva. Eles fazem frases mais pesadas. Use-os somente quando for absolutamente necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *