Cartões de crédito: 12 dicas para usar melhor seu cartão

Hoje, gostaríamos de lhe trazer algumas dicas para aproveitar ao máximo os cartões de crédito e não gastar mais do que o recomendável.

Isso acontece porque algumas pessoas abusam de seu uso, sem perceber que não compram de graça com elas.

O consumidor deve controlar seu comportamento, para não se ver com pressa e com imprevistos. Vamos ver essas dicas.

 12 dicas para usar cartões de crédito

  1. Faça um orçamento antes de fazer compras e saiba que o dinheiro gasto com o cartão não é um presente. Mais cedo ou mais tarde você terá que pagá-lo e, se você demorar a pagá-lo, isso vai custar mais do que as compras realmente custam.
  • Calcule sempre se você deve pagar o valor total ou dividir os pagamentos, de acordo com as previsões mensais da receita que você tem, mas evite pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito.
  • Monitorar regularmente os saldos das contas bancárias e as despesas incorridas com o cartão.
  • Esteja bem informado de todas as promoções que estão saindo para aproveitá-las e obter mais benefícios do seu cartão.
  • Tenha em mente que você é assistido pelos direitos do consumidor, incluindo o retorno de produtos defeituosos. Salve todos os comprovantes de pagamento com um cartão para se beneficiar deles.
  • Tente não ter mais de um cartão de crédito. Desta forma, você evitará gastos desnecessários e pagamento de comissões e juros. Além disso, você controlará melhor os movimentos da balança.
  • Use o cartão de crédito, acima de tudo, com uma sensação de utilidade. Você tem um exemplo se for um empreendedor e usá-lo para pagar mercadorias que depois serão vendidas. Nesse caso, ele pode até ajudá-lo a relançar seus negócios, mesmo que você esteja começando como um novo empreendedor.
  • Existem diferentes tipos de cartões de crédito. Informe seu banco corretamente sobre as características e benefícios de cada um deles. Escolha o que melhor se adapte às suas necessidades e possibilidades.
  • Se você comprar on-line, faça isso apenas nos sites de total confiança, para evitar fraudes.
  1. Evite ficar em dívida. Se você perceber que começou a pedir emprestado, pare de usá-lo até ter pago todas as suas dívidas.
  1. Tenha sempre em mente as datas de vencimento e pagamento.
  1. E, acima de tudo, controle suas emoções e nunca esqueça que o que é pago com cartão de crédito não deixará de ser uma compra com dinheiro emprestado.

 Como conclusão final, deve sublinhar-se que deve promover o uso adequado de cartões e, portanto, devemos também esclarecer que um cartão de crédito oferece uma gama muito ampla de possibilidades, vantagens e benefícios única e exclusivamente o uso com inteligência e responsabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *