Fiat Strada comemora 20 anos e mais de 1,3 milhões de unidades produzidas

A garota de sucesso da marca italiana continua sendo a líder no Brasil e acaba de comemorar seus 20 anos de história, com upgrades mecânicos contínuos, equipamentos e configurações, mas mantendo a plataforma original.

Que é um dos veículos mais longevos do mercado é uma verdade conhecida por todos, mas mesmo assim, o Strada parece resistir à renovação e continua com tanto sucesso quanto foi lançado há 20 anos.

Apresentado no Brasil em 24 de outubro de 1998 como a variante de pickup do Palio e rival histórico e direto do Volkswagen Saveiro, durante essas duas décadas recebeu várias atualizações, trocas mecânicas e equipamentos que fizeram hoje Manter 53% de participação de mercado em seu país natal e na Argentina combater a liderança com seu concorrente de marca alemã, concepção mais moderna.

Outro fato que chama a atenção e reflete seu alto nível de aceitação é o número de unidades produzidas: em seu primeiro ano de comercialização, foram produzidas 4.889 unidades; dez anos depois, em 2008, chegou a 78.912 unidades produzidas por ano; e em 2018, até setembro, foram fabricadas 52.320 unidades, superando as 1,36 milhão de unidades até o momento.

Como mencionado acima, uma das chaves para o seu sucesso é a confiabilidade, robustez e variedade de configurações com as quais é prestado: a partir da cabine única tradicional, passando por uma cabine estendida, até o momento -em versão não editada de cabine dupla com o lado do motorista três portas -a e dois no lado do passageiro do reverso de abertura, cujo desenvolvimento exigiu um investimento e pesquisa significativa para manter a sua rigidez estrutural. Além disso, a variedade de motorizações que tinham: de 1,4 fogo, Torque 1.6 16V, 1.7TD ou 1.8 8V ao moderno eTorQ 115 cv 1.6, 1.3 Multijet 95 hp e 132 hp 1.8 eTorQ (não disponível no nosso mercado ).

Outro marco a ser observado é a chegada de versões estética aventureiros e, especialmente, chamado Aventura trekking, em 2008, acrescentou o sistema de armário, diferencial de deslizamento limitado, engatável por um botão.

O futuro da Strada é uma das maiores questões da marca italiana. Sabe-se que sendo considerado um sucessor, mas até agora nenhum anúncio especificamente: ele falou de um até escolher com base em Mobi, também no Argo ou uma evolução mais profunda de hoje, embora nenhuma dessas versões foi confirmada pela FCA. O que é certo é que, enquanto ainda colhendo este nível de vendas, Stradinha continuam a resistir imutável ao longo dos anos.

Aproveite para conhecer o consórcio nacional Fiat Nova Strada e veja se vale a pena ou não esse tipo de compra para você.

Para muitos, esta é a melhor opção de comprar para pagar menos e ter um carro zero, procure saber mais sobre o consórcio Fiat e aproveite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *