O que é sexônia? Um distúrbio raro

Os pesquisadores estão começando a entender mais sobre a sexônia, uma forma de distúrbio do sono. Descubra o que faz com que as pessoas façam sexo durante o sono e como tratá-lo.

Todos nós já ouvimos falar de pessoas que andam, molham a cama ou rangem os dentes enquanto dormem – mas que tal fazer sexo?

Embora rara, a sexônia é um distúrbio do sono recentemente reconhecido que faz com que você tenha relações sexuais durante o sono. O médico canadense do sono J. Paul Fedoroff, da Universidade de Ottawa, é considerado o criador do termo “sexsomnia” em 1996, e tem recebido muito mais atenção dos pesquisadores ultimamente.

“Quando comecei a fazer pesquisa, você não conseguia encontrar muito sobre isso na literatura acadêmica”, diz Michael Mangan, PhD, professor adjunto de psicologia da Universidade de New Hampshire, em Durham, e autor do e-book, Sleepsex: Descoberto . Agora está avançado ao ponto em que comumente se acredita que seja outra daquelas coisas que as pessoas fazem durante o sono. ”

De acordo com Mangan, a sexônia pode incluir toda a gama de comportamentos sexuais, incluindo carícias simples, vocalizações sexuais, gemidos e gemidos e relações sexuais.

Embora não existam muitas estatísticas sobre este distúrbio do sono, qualquer adolescente adulto ou mais velho que durma poderia experimentar o sexo do sono, diz Mangan. “Isso inclui algumas pessoas.” No entanto, acrescenta, é mais provável que um pequeno número – cerca de 1 a 2% da população em geral – seja semelhante ao número de pessoas que experimentam outras parassonias, como o sonambulismo.

A grande maioria dos casos relatados de sexsomnia envolve homens, mas as mulheres também podem iniciar o sexo do sono. Pessoas com história prévia de distúrbios do sono são mais propensos a experimentar o sexo do sono, diz Mangan.

Uma pesquisa apresentada em uma reunião anual da Associated Professional Sleep Societies descobriu que quase 8 por cento dos pacientes encaminhados para uma clínica de distúrbios do sono em Toronto relataram envolvimento no sexo do sono. Dos 832 pacientes, 11 por cento dos homens e 4 por cento das mulheres disseram ter se envolvido em comportamentos sexuais enquanto dormiam.

O bom e o mau do sexo do sono

Ter relações sexuais durante o sono tem suas vantagens e desvantagens. Do lado positivo, diz Mangan, tanto homens quanto mulheres que experimentaram sexo com o sono dizem que são mais assertivos quando estão dormindo. “Seu comportamento sexual é diferente em comparação com quando estão acordados”, diz ele. “As inibições comuns que as limitam a um padrão rotineiro de comportamento sexual quando estão acordadas não estão lá. Então eles são mais aventureiros e fazem coisas agradáveis ​​aos parceiros que normalmente não fazem ”. A sexsomnia pode ajudar algumas pessoas a superar problemas sexuais.

Por outro lado, diz Mangan, isso levanta questões de consentimento e pode prejudicar alguns relacionamentos. Seu parceiro de sono pode não querer se envolver em sexo e pode ser vítima do ato. Além disso, ele diz: “Pode ser chato ter alguém te atacando quando você está tentando dormir, então você sofre de perda de sono.” Sexsomnia pode deixar você e seu parceiro sentindo-se cansado.

Outra questão para algumas pessoas é que elas se sentem abandonadas sexualmente. “Um homem ou uma mulher pode mostrar pouco interesse em sexo enquanto ele ou ela está acordado”, diz Mangan. “Mas quando eles vão dormir eles se ligam e isso cria a pergunta do lado do receptor: Você está sonhando com sexo com outras pessoas?” Ter esse problema sexual pode criar um sentimento negativo em torno da vida sexual do casal.

Causas do sexo do sono

Os pesquisadores não estão claros sobre o que causa esse distúrbio do sono. Uma teoria é que, para algumas pessoas, compartilhar uma cama pode desencadear um incidente. “Quando você adormece perto de alguém, ser empurrado ou esbarrado pode desencadear um desejo sexual por você, embora você esteja dormindo”, diz Mangan.

Alguns pesquisadores citam drogas e álcool como causa da sexônia. Fadiga e estresse também são considerados causas prováveis.

Tratamento para o sexo do sono

A boa notícia é que a sexônia é tratável. Se o estresse ou a ansiedade fizer com que você tenha relações sexuais com o sono, você poderá se beneficiar do aconselhamento sobre saúde mental. Uma boa higiene do sono – dormir uma noite inteira, manter um horário regular de sono e procurar tratamento para qualquer condição médica que você possa ter – também é importante.

Embora não seja um assunto fácil de abordar, é importante que você converse com seu médico se achar que você ou seu parceiro está passando por sexo com o sono. Você pode se beneficiar de ajuda externa para impedir que essa atividade noturna afete negativamente seu relacionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *