O chimarrão tem muita importância para o gaúcho?

A importância do chimarrão para o Gaúcho

   Todos sabem que no Brasil o consumo do chimarrão, é em grande parte concentrado na região do Rio Grande do Sul, pelos Gaúchos. Por fazer parte da identidade dessa região, o chimarrão se tornou a marca registrada e o símbolo de orgulho completo para o gaúcho. Atraindo assim, diversos turistas para conhecer a cultura e a história toda envolvida por de trás da erva mate que encantou o coração de boa parte da população brasileira. Assim como é comum comer queijo em Minas Gerais, o chimarrão se tornou algo super normal no Rio Grande do Sul.

Devido a esse grande destaque do chimarrão, foram criados diversos eventos e locais que enaltecem a importância do mesmo, como a feira Nacional do chimarrão em Venâncio Aires, que é uma cidade conhecida como a Capital nacional do chimarrão.

Inclusive, foi criada a rota do chimarrão que reúne atividades e paisagens tipicamente gaúchas que combinam gastronomia, turismo rural e arquitetura. Os visitantes podem até participar de uma aula que ensina como se prepara a erva mate. Alias, na escola do chimarrão, os turistas podem aprender a fazer 36 tipos de “chimas” diferentes, além de aprenderem a como tomar o mate direito, conhecendo as regras de etiquetas. É inimaginável haver tantos timos de chimas assim né? Pois é, existem, pois com o passar do tempo cada um foi criando o seu tipo preferido de preparar o mate, foram sendo criadas novas ervas e passando isso de geração em geração. Não seria uma surpresa se daqui a 10 anos haver mais 20 tipos diferentes de modos de se preparar chimas.

 

Ouvimos muito dizer que gaúchos tem erva mate no sangue já. Desde muito jovens vimos na televisão reportagens de eventos gaúchos e festas do chimarrão, desde crianças aprendemos que a marca registrada do gaúcho é o chimarrão. O fato deles morarem em um lugar onde desde o inicio os povos indígenas colonizaram o lado sul do país colaborou muito com o perfil que vemos deles. Criaram até os dez mandamentos do chimarrão, tem como acreditar nisso?

Essa paixão dos gaúchos pelo mate só vem crescendo a cada dia mais, e vem contagiando cada vez mais pessoas pelo mundo todo. É muito difícil encontrar nos dias de hoje alguém que não saiba o que é chimarrão. É como se o chimarrão, em alguns casos, unisse as pessoas. Vai em uma loja, estão tomando chimarrão. Vai no cabeleireiro, te oferecem chimarrão. Casa de parentes, Quer entrar tomar um chimarrão?

Virou um costume não só para os gaúchos como para boa parte da sociedade, tomar um mate enquanto conversa com um amigo ou com algum parente. Um costume que é como se fosse sagrado para os mais velhos.

Ainda há aqueles que tomam chimarrão com algumas combinações diferentes. Como por exemplo, tomar um mate com uma pipoquinha. Tenho certeza que você já viu alguém fazendo isso, ou até mesmo já fez isso.

Kit Chimarrão

E esqueça a hora certa para isso, tome mate sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *