Tirar uma Certidão Para Aposentadoria no Estado

Tirar uma certidão  para aposentadoria no Estado é uma necessidade de muitos brasileiros que trabalham nos regimes próprios dos Estados.
Isso acontece porque, ao fazer a solicitação de sua aposentadoria em um Regime Próprio, eles precisam contabilizar o período que trabalhou no regime geral de Previdência Social.

 Tirar Uma Certidão Para Se Aposentar no Estado: Veja as Dicas

Nesses casos, o documento que você precisar levar para se aposentar pelo estado é a Certidão de Tempo de Contribuição, conhecida também como CTC.
Além deste documento, existe também a Certidão Negativa de Benefícios do INSS, documento que comprova que você não se aposentou pelo regime geral utilizando o tempo que agora vai usar para aposentar no Estado.

Regime Próprio dos Estados

No Brasil, todos os estados possuem regimes próprios. Isso quer dizer que os servidores dos Estados não se aposentam com as mesmas regras dos servidores do INSS.

Cada regime próprio tem a sua própria Lei estadual que prevê os casos de aposentadoria e pensão por morte dos seus servidores.

A União também possui um Regime Próprio que alberga todos os servidores públicos federais.
Alguns municípios brasileiros igualmente instituíram esses regimes, fazendo com que os seus servidores não sejam mais vinculados ao INSS e sim a um Regime Próprio de Previdência Social.

A Importância Da Certidão na Hora da Aposentadoria

Certidão Negativa Para Aposentadoria No Estado
Se a pessoa trabalhou de Carteira assinada por um período antes de entrar no Estado, vai precisar de uma Certidão para comprovar esse período e assim somar os tempos, podendo enfim requerer a sua aposentadoria  o Estado.
Normalmente, é um procedimento um tanto demorando, portanto recomendamos que você faça o agendamento o quando antes no site do INSS para obter a sua Certidão para aposentadoria no Estado.
A depender da sua região, poderá levar meses para conseguir a Certidão de Tempo de Contribuição, e isso poderá atrasar muito a sua aposentadoria no Estado.
Por outro lado, se você não levar esse documento, não será possível contabilizar o período que você trabalhou no regime geral, o que ocasionará um prejuízo no tempo e nos valores da sua aposentadoria no Estado.
Desta forma, podemos perceber a importância da Certidão negativa para aposentadoria no Estado.

A Certidão Negativa para fins de Aposentadoria No Estado

A Certidão Negativa vai justamente no sentido de comprovar que não houve a utilização do mesmo período que agora o servidor utilizará para se aposentar no estado.
Mesmo que a pessoa também já seja aposentado no INSS, não tem problema, desde que o período utilizado seja outro, não concomitante com o do Estado.

Conclusão

Como você percebeu, tirar a Certidão para se aposentar no estado é uma tarefa relativamente simples.
Na verdade você vai precisar de duas certidões, sendo uma de Tempo de Contribuição ao INSS e outra uma Certidão Negativa de Benefícios, conhecida também como Nada consta.
Com esses dois documentos em mãos você poderá enfim dar entrada na sua aposentadoria do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *